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Benefícios da Farinha de Coco

Aqui no Brasil, o coco é uma fruta bastante comum, principalmente no litoral. Geralmente, nós consumimos a água contida no coco e sua polpa, que pode ser usada de diferentes formas na culinária. Há algum tempo, outro ingrediente extraído da fruta tropical ganhou fama: o óleo de coco. E agora, quem está fazendo sucesso nas revistas e blogs especializados em dietas é a farinha de coco.

A Farinha de Coco

Você deve estar se perguntando de onde é extraída a farinha de coco. Ela é feita a partir da polpa da fruta desidratada. Porém, antes do processo de desidratação, a gordura do coco é toda retirada. Isso faz com que a farinha seja pouco gordurosa, rica em fibras e bastante nutritiva. Por causa dessas características, acredita-se que o ingrediente seja um importante aliado nas dietas de emagrecimento, além de ajudar no controle do diabetes e melhorar o funcionamento do intestino.

Lista de Benefícios

Os estudos sobre os benefícios da farinha de coco ainda estão caminhando, mas muitos apontam para os bons resultados trazidos pelo consumo do produto. Veja alguns deles:

Farinha de Coco

Farinha de Coco

  • Emagrecimento – devido à grande quantidade de fibras, que aumentam a sensação de saciedade e dificultam a absorção de gorduras pelo organismo;
  • Controle do diabetes – porque torna a absorção da glicose mais lenta;
  • Redução do colesterol – apesar de conter gorduras do tipo insaturada, que podem elevar o colesterol, a farinha também dificulta absorção das gorduras por causa das fibras;
  • Trânsito intestinal – mais uma vez, a grande responsável pelo efeito benéfico é a fibra, que aumenta o bolo fecal e estimula o bom funcionamento do intestino;
  • Imunidade – estimula a macrobiota intestinal, que tem função importante no fortalecimento do sistema imune.

Quanto e Como Consumir

Não existe uma quantidade exata de farinha de coco a ser consumida por dia. Os especialistas acreditam que 2 colheres (sopa) do produto são o suficiente para quem quer aproveitar todos os benefícios listados acima sem correr riscos. A dica é usar o ingrediente no preparo de pães, bolos e biscoitos. Ela pode, inclusive, substituir a farinha de trigo e, por não conter glúten, é indicada aos celíacos. A farinha também vai bem nos sucos, vitaminas e saladas de fruta.

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