Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Canela

É muito bom descobrir que alguns ingredientes que temos sempre em casa são ótimos para a saúde, não é mesmo? Esse é o caso da canela. A especiaria, extraída da parte mais interna do tronco da caneleira, é comumente utilizada para aromatizar doces, mas também é usada em alguns pratos salgados. Mas não é só na culinária que a canela se destaca. Hoje sabemos que ela traz diversos benefícios para o nosso organismo, além de ajudar na perda de peso. E é sobre esses benefícios medicinais da canela que falaremos agora.

Propriedades Medicinais da Canela

A lista de propriedade medicinais é bem ampla. Ela ativa o metabolismo, facilitando a queima de calorias. Isso é possível devido sua propriedade termogênica, ou seja, ela aumenta a temperatura do corpo. E com a temperatura corporal aumentada, a perda de calorias é mais rápida.

O consumo da canela nas refeições também melhora a digestão. Pode-se também fazer o uso do chá antes das refeições principais para aproveitar dessa propriedade.

Por ser um antibiótico natural, a canela dificulta o crescimento de bactérias e fungos, tais como a candidíase, problema muito comum nas mulheres.

É rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e ainda regulam os níveis de colesterol ruim no organismo. O combate aos radicais livres evita alguns tipos e câncer.

A canela ainda ajuda a combater os sintomas do resfriado. Isso também se deve ao fato de ser um alimento termogênico. O aumento da temperatura do corpo favorece a expectoração, que elimina os vírus causadores das gripes.

E ainda é ótima para quem tem predisposição ao diabetes, pois ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

Indicação e Consumo

Benefícios da Canela

Saiba para que serve a canela

A indicação diária de consumo da canela é de uma colher de café por dia. A canela em pó deve ser usada para polvilhar doces e sobremesas e a canela em pau pode ser utilizada no preparo do chá, ou também pode ser fervida no preparo de alguns doces, como a canjica ou o arroz doce, por exemplo.

Apesar de ser benéfica para a saúde, a canela não deve ser ingerida em excesso. Mulheres grávidas também não devem ingerir a canela, pois ela tem propriedades que causam contrações uterinas, o que pode causar um aborto, principalmente nos primeiros meses de gravidez.

A canela também pode ser usada associada a outros alimentos com excelentes propriedades medicinais. Abaixo, listamos algumas receitas para você (clique no link para ver as receitas):

Canela e Diabetes

Pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que a canela ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Por isso o consumo da canela pode ajudar quem tem diabetes. Um estudo mostrou que a ingestão  de uma colher de café da canela por dia pode reduzir os níveis de glicose em 20%, além de diminuir o colesterol ruim e o triglicérides. Se você tem casos de diabetes na família, pode consumir a canela com regularidade para dificultar o aparecimento da doença.

Receitas e Naturais em seu email