Benefícios da Camomila

Hoje falaremos sobre os benefícios da Matricaria chamomilla, mais conhecida entre as pessoas apenas como camomila. Popularmente, o chá de camomila é utilizado como calmante e/ou melhorar a digestão. Alguns estudos comprovam essas propriedades terapêuticas da planta, além de apontar para outros usos.

Benefícios da Camomila

Benefícios da Camomila

Chá de Camomila: Para Que Serve?

Várias propriedades da camomila já foram testadas e comprovadas. Sabe-se que ela atua como um calmante natural, é analgésica, anti-inflamatória, antialérgica e reduz a febre. Por isso, o chá preparado com a erva é indicado para combater inflamações, aliviar a insônia, reduzir o nervosismo e melhorar a dor muscular. A infusão também serve para tratar a enxaqueca tensional, combater a gastrite e a úlcera, acabar com a diarreia e amenizar a cólica intestinal.

Emagrecimento Saudável

Os nutricionistas também afirmam que o chá de camomila pode ser um aliado do emagrecimento. O segredo está no efeito ansiolítico da erva. Por ser capaz de reduzir a ansiedade, o chá ajuda a reduzir a compulsão alimentar. Em outras palavras, aquelas pessoas que comem demais por causa do nervosismo poderão controlar a ansiedade e, assim, comer menos. A dica é tomar de 2 a 4 xícaras do chá de camomila diariamente.

Contraindicações

Apesar de ser natural, o chá de camomila tem contraindicações. O uso em excesso pode causar irritação, excitação, insônia, náuseas e dor de cabeça. Por ser sedativo, a erva também pode reduzir a libido. Para evitar esses problemas, o ideal é consultar um especialista antes de começar a tomar o chá de camomila. Também é importante seguir as recomendações de uso e não abusar das quantidades.


Pesquisar
Pesquisa personalizada
Receitas e Naturais em seu email