Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Beterraba

Os usos medicinais da beterraba percorrem quase toda a história da humanidade. Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, acreditava que as folhas da beterraba poderiam auxiliar na cicatrização de feridas. Os antigos romanos também utilizavam as folhas da planta, tanto para tratar a febre quanto para melhorar a prisão de ventre. Durante o período medieval, o consumo da raiz passou a ser indicado para combater a má digestão, pois contém muitas fibras.

E apesar de ser rica em açúcar, a beterraba não é muito calórica. Uma porção de 100 gramas de beterraba contém apenas 40 calorias.

Propriedades Medicinais da Beterraba

Hoje em dia, com os avanços científicos, podemos conhecer ainda mais sobre os benefícios da beterraba. Estudos mostram que ela contém diversos nutrientes essenciais, como: proteína, vitaminas A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), potássio, zinco, magnésio, fósforo e ferro. Devido a essas substâncias, o consumo regular da beterraba pode prevenir várias doenças, além de fortificar o sistema imunológico e purificar o organismo.

As mulheres grávidas podem reduzir o risco de má formação do feto ingerindo a beterraba diariamente. Esse efeito se deve ao alto teor de ácido fólico, que auxilia no desenvolvimento do bebê. Além disso, o ferro contido na beterraba evita o aparecimento da anemia durante a gravidez, um problema muito comum entre as gestantes.

Pesquisas mostram ainda que a beterraba diminui a pressão arterial. Um estudo publicado em uma revista científica americana revelou que ingerir 500 ml de suco de beterraba reduz a pressão arterial em cerca de 1 hora. Assim, a hortaliça previne as doenças do coração e melhora a circulação sanguínea. Quem tem problemas com o colesterol alto também pode apostar na beterraba, pois ela ajuda a reduzir o mau colesterol e evita a formação de placas nas artérias.

Ela também é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, evitando diversas doenças, inclusive o câncer. Também é eficaz para cuidar da pele, evitando o envelhecimento precoce das células. O licopeno presente na raiz ainda auxilia na manutenção da elasticidade da pele e previne contra os danos causados pelos raios solares.

Consumo da Beterraba

Beterraba

Beterraba faz bem à saúde!

A beterraba é bastante consumida em saladas, e pode ser usada crua ou cozida. Se for crua, normalmente é ralada, pois ela é um pouco dura e pode ser ruim para mastigar. Mas se for cozida, pode ser cortada em pedaços. É interessante observar que essa raiz não perde suas proteínas quando é fervida, mas alguns de seus nutrientes se perdem durante o cozimento. Uma boa forma de aproveitar todas as propriedades da beterraba é por meio do suco. A dica é combinar a beterraba com laranja, limão ou outras frutas. A vitamina C contida nas frutas cítricas ajudam o organismo a absorver o ferro contido na beterraba.

Outra forma de se usar a beterraba é em sopas. Além de ficar super saborosa, a sopa de beterraba fica muito bonita, por causa da sua cor vermelha. Essa cor vermelha é devido à presença de betaína, que ajuda na saúde cardiovascular.

Receitas e Naturais em seu email