Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Babosa

A babosa, também chamada pelo seu nome científico Aloe vera, é conhecida por suas propriedades medicinais, além de seu uso em tratamento de beleza. Por isso, ela ganhou o apelido de “planta milagrosa”. O homem utiliza a babosa há muitos séculos e hoje se sabe que a planta de fato contém diversas substâncias benéficas para o nosso organismo.

Mais de 50 nutrientes são encontrados na aloe vera. Entre eles estão: cálcio, magnésio, zinco, ferro cobre, aminoácidos essenciais e ácidos graxos. Devido a essas substâncias, a planta atua como um ótimo cicatrizante, ajuda no funcionamento do intestino, auxilia no tratamento da congestão nasal e fortalece os ossos.

Aloe Vera

Benefícios da Aloe Vera

Propriedades da Aloe Vera

Para início de conversa, a babosa é uma importante aliada dos tratamentos de beleza. O gel, extraído da folha da planta, hidrata os cabelos e reduz a oleosidade do couro cabeludo. Ela ainda limpa a pele profundamente, além de reduzir as manchas, acnes e espinhas. Por isso, é bastante comum que a aloe vera seja utilizada no preparo de cremes e hidratantes na indústria de cosméticos.

Pesquisas recentes mostram que a babosa é capaz de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o corpo contra diversas doenças. A planta colabora para absorção de vitaminas e antioxidantes, além de eliminar toxinas do organismo. Isso retarda o envelhecimento das células, bem como auxilia no controle do colesterol no sangue.

Os estudos científicos também revelam que a babosa pode tratar a congestão nasal e, por consequência, combater doenças respiratórias. Inclusive, alguns medicamentos produzidos na Europa contam com a aloe vera como principal princípio ativo para a desobstrução nasal.

E para quem sofre com o intestino preso, a boa notícia é que a babosa também auxilia no trânsito intestinal. Isso porque ela contém grandes quantidades de fitoquímicos, que atuam de forma positiva na flora intestinal. Assim, a planta funciona como um poderoso laxante natural, além de facilitar o processo de digestão.

Contraindicações da Babosa

A casca da folha da babosa contém um substância chamada de aloína, que é tóxica para o organismo. Por isso, nenhuma receita deve ser preparada utilizando a parte externa da folha. O consumo excessivo da planta também pode trazer malefícios como enjoos, dermatites e alergias. Cerca de 1% da população mundial é alérgica a aloe vera. Sendo assim, antes de utilizar a planta, faça um pequeno teste: corte a folha e aplique um pouco do sumo na orelha. Se não houver nenhum tipo de reação, você poderá utilizar a aloe vera normalmente.

Informações Adicionais

Babosa e Mel curam o Câncer

Por várias vezes vemos notícias de medicamentos caseiros que curam doenças, em alguns casos, as dicas são boas e devem ser usadas, mas em outras, devemos ficar atentos para não cair em falácias e nos decepcionar.

A cura do câncer é uma dos desejos dos acometidos pela doença e seus familiares, assim como por grande parte da comunidade acadêmica que passa anos e anos dentro de um laboratório tentando encontrar este resultado.

Recentemente tivemos a discussão sobre o uso da  fosfoetanolamina, do uso em humanos ainda sem testes suficientes que permitissem um uso seguro do composto no tratamento de pacientes com câncer. Dr. Drauzio Varella foi um dos que comprou a briga de que nem a ciência poderia ser tratada dessa forma, e muito menos os pacientes de câncer, tão desejos pela cura pudessem ser enganados ou ter uma falsa esperança num tratamento ainda sem comprovação científica suficiente para dizer que cura o câncer.

O mesmo acontece com os compostos naturais que prometem tratar os vários tipos de câncer. Um destes “remédios naturais” é algo bem simples, uma receita que mistura de babosa com mel.

Essa receita foi divulgada por Frei Romano Zago, que batia no liquidificador a planta, o mel e cachaça. Muitos pacientes acreditaram no milagre dessa bebida. Mas infelizmente, eu sou uma que viu uma família depositar sua esperança nesta medicação natural e não ter seu ente curado.

Após tamanha repercussão desse composto, houve quem propôs investigar em laboratório. Uma das pesquisas foi feita pela bióloga Rebeka Tomasin, que relatou observar redução de tumor em ratos usando este experimento.

O grande problema desta receita é que diz para usar a babosa com a casca, e justamente a casca que contém a aloína que é tóxica para o organismo. Não existem pesquisas ainda conclusivas sobre o assunto.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email