Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Sabonete Caseiro Para Espinha

Quem sofre com as espinhas sabe da dificuldade de encontrar um sabonete para tratar o problema. É que muitas vezes algum ingrediente da composição do produto causa alergias ou mesmo mais oleosidade para a pele de quem não ver a hora de se ver livre dela.

Sugerimos a produção de um sabonete caseiro, que além de ser muito promissor para tratamento da acne, ainda pode ajudar a controlar o problema. Além disso, o sabonete funciona como um adstringente e limpa a gordura acumulada sobre a pele, auxiliando no controle da oleosidade. A receita ainda evita a formação de infecções na pele que dão origem as espinhas.

Sabonete Caseiro para Espinha

Ingredientes:

  • 1 kg de glicerina incolor
  • 20 ml de extrato de confrei
  • 20 ml de extrato de hamamélis
  • 20 ml de essência (limão, cidreira, capim santo ou flor de laranjeira)

Os ingredientes para o preparo do sabonete são encontrados em lojas especializadas na venda de artigos para a fabricação de cosméticos e algumas farmácias, além de também serem encontrados em alguns sites que os comercializam essências pela internet.

Modo de Preparo: O primeiro passo para fazer o sabonete é derreter corretamente a glicerina. Pique-a em pedaços e coloque em uma panela esmaltada ou de vidro. Embaixo da panela, coloque uma forma cheia de água e leve ao fogo, fazendo o popular banho maria. Antes que a água comece a ferver, desligue e mexa a glicerina para que ela se derreta bem, apenas, com o calor.

Sabonete para espinhas

Sabonete para Espinha

Retire ambos os recipientes do fogo e deixe a glicerina esfriar por 5 minutos, antes de colocar os extratos de plantas. Misture bem com uma espátula ou bastão de vidro e acrescente a essência escolhida. Volte a mexer e coloque a massa em um molde para sabonetes. Depois que estiver seco, desenforme e deixe secar por duas horas. Então embale em plástico filme e reserve.

Posologia: O ideal é lavar o rosto pelo menos 2 vezes ao dia com o sabonete. Uma pela manhã e outra antes de dormir, repetindo o procedimento, enquanto for necessário.

Precauções: Ao armazenar o seu sabonete em casa é necessário ter muito cuidado. Embale cada um deles com uma camada de plástico filme e guarde em um local seco e à sombra. Um boa opção são os armários de banheiro. Seguindo essas sugestões, o sabonetes durarão até 3 meses com todas as propriedades preservadas.

Benefícios e Propriedades do Extrato de Hamamélis

A Hamamélis é uma planta medicinal que atende pelo nome científico de Hamamelis virginiana. Conhecida popularmente como Amieiro-mosquiado ou Flor-de-inverno, ela tem ação anti-inflamatória, anti-hemorrágica e também um fatores adstringentes e laxantes. No mercado, ela é distribuída na forma de essências para chás, como pomada, extrato ou cápsulas e também é muito eficiente, quando utilizada em sua forma natural, como remédio caseiro.

Devido às propriedades medicinais encontradas na planta é possível tratar ferimentos superficiais da pele, como cortes e hematomas. Assim como, hemorroidas e problemas circulatórios – que resultam na aparição de varizes. A planta também é conhecida por sua ação cicatrizante sendo muito utilizada no tratamento de problemas da pela como as queimaduras e acnes.

A planta é regularizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e por isso, muito usada para os fins medicinais, e empregada tanto na fitoterapia quando na homeopatia. Na forma de chá, pode ser usada para reduzir o inchaço e aumentar a saúde, ao acabar com a retenção de líquidos e acelerar o metabolismo. A hamamélis também potencializa os efeitos de uma dieta saudável quando aliada a prática de exercícios físicos, eliminação de gorduras e contribuindo para a perca de peso.

Contra-indicação: O consumo da planta não é recomendado para gestantes ou mulheres em fase de lactação porque ainda não existem estudos que comprovem, cientificamente, os prejuízos provocados pela  ingestão dessa planta à esse perfil de mulheres.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email