Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receitas Naturais para Acabar com as Espinhas

A acne, mais conhecida como espinha, é um problema que afeta a maior parte das pessoas. Ela é mais comum na adolescência, mas pode ocorrer em qualquer idade. Vários tratamentos são indicados para atenuar o aparecimento de espinhas e muitos deles são totalmente naturais.

As espinhas são causadas por uma doenças crônica das glândulas sebáceas. A produção de oleosidade por essas glândulas se torna maior e esse óleo juntamente com resíduos que se depositam sobre a pele obstruem os poros, impedindo a saída do sebo. Esse processo causa uma irritação que pode virar uma inflamação. Com o aparecimento de bactérias, o organismo reage, causando manchas vermelhas e pontos de pus. Assim surgem as espinhas e também os cravos (pontos pretos na pele).

De um modo geral, cuidados com a pele também com a alimentação são ideais para conter o problema, sem a necessidade de uso de produtos industrializados e medicação. Quando as acnes se tornam mais graves, é importante consultar um dermatologista para que o tratamento adequado seja realizado.

Remédios Naturais

Além dessas dicas, vale a pena apostar em soluções naturais que podem ajudar, e muito, no combate a acne. Conheça os principais produtos para usar em sua pele:

Óleo Essencial de Melaleuca

Espinhas

Aposte nos óleos essenciais

Os óleos essenciais são uma opção mais natural para quem quer acabar com as espinhas. O mais indicado é de melaleuca, pois atua como antibiótico natural e também é antisséptico.

Pesquisas científicas revelaram que esse óleo essencial é tão eficiente no tratamento da acne quando o peróxido de benzol, mas agride bem menos a pele. Esse efeito benéfico está ligado à capacidade da melaleuca de reduzir a oleosidade da pele, controlar as inflamações e cuidar das células. O óleo pode ser aplicado diretamente sobre a pele com o auxílio de um cotonete diariamente.

Máscara Facial

Uma máscara facial feita com sândalo e água de rosas pode ser o que faltava para você acabar de vez com as espinhas do rosto e do corpo.

É preciso misturar os dois ingredientes até obter uma mistura pastosa. Depois aplique sobre a região atingida pela acne e deixe a pasta agindo por cerca de 1 hora.

Dependendo do local, é possível deixar a máscara sobre a pele durante toda a noite, aumentando sua eficácia. Depois desse tempo, basta enxaguar com água fria em abundância. A receita é excelente para cicatrizar as espinhas e evitar que as marcas fiquem no rosto.

Azeite de Oliva

Você deve estar se perguntando: se minha pele está oleosa, o azeite não vai agravar o problema? Na verdade não. As gorduras contidas no azeite são muito benéficas para a célula da pele. Além disso, o azeite tem função bactericida e melhora a cicatrização das espinhas.

A dica é aplicar algumas gotinha do óleo diretamente sobre a pele, massageando com cuidado para não ferir. Depois de alguns minutos, enxágue e lave com um sabonete neutro. E lembre-se de usar um azeite extravirgem de boa qualidade!

Mel Puro

Outro ingrediente muito benéfico para a pele é o mel. Ele tem ação cicatrizante, emoliente e anti-inflamatória, sendo bastante indicado para a pele oleosa ou com acne.

Assim como azeite, é necessário aplicar o mel diretamente sobre a pele com bastante cuidado e deixar agir durante alguns minutos. Depois enxágue com água e repita o procedimento todos os dias.

Máscara de Pepino e Tomate

Da salada para o seu rosto, o tomate e o pepino são grandes aliados no tratamento da acne. A combinação de ingredientes fecha os poros da pele, cicatriza as espinhas e dificulta a formação de novas inflamações.

Para fazer a máscara, triture os dois vegetais ou esmague-os com um garfo. Depois aplique sobre o rosto e deixe agir pro cerca de 30 minutos. Passado esse tempo enxágue com água bem fria e seque delicadamente com uma toalha. O procedimento pode ser feito semanalmente.

Óleo Essencial de Lavanda

Além do óleo de melaleuca, também é possível usar o óleo essencial de lavanda para atenuar as espinhas. Pingue algumas gotas do óleo em um pedaço de algodão e aplique sobre as espinhas com cuidado. Repita esse processo duas vezes ao dia, até que as espinhas desapareçam por completo.

Clara de Ovo

A clara de ovo tem alto poder de regeneração da pele e, por isso, serve para atenuar as cicatrizes da acne. Umedeça uma algodão com a clara de ovo e aplique sobre a região afetada. Deixe ela agir de um dia para o outro e lave na manhã seguinte com sabão neutro e bastante água.

Suco de Frutas

A alimentação tem papel fundamental na redução da acne e uma excelente opção são os sucos. A framboesa é rica em zinco e, por isso, reequilibra os hormônios fazendo com que as glândulas sebáceas parem de produzir sebo em excesso. A dica é tomar 1 copo do suco de framboesas diariamente para impedir o aparecimento das espinhas.

Outra fruta ótima para quem sofre com as espinhas é o melão. Ele é depurativo, ou seja, reduz as impurezas do sangue, melhorando a qualidade da pele. Assim como no caso do suco de framboesa, o ideal é tomar o suco diariamente e você pode até misturar as duas frutas para aproveitar todos esses benefícios.

Cuidados para evitar as espinhas

Como dissemos, uma série de medidas simples pode fazer muita diferença no tratamento das espinhas. Veja algumas delas:

Tenha uma alimentação balanceada, composta de fibras, muita água e gorduras boas. Por incrível que pareça, os óleos benéficos, como o ômega 3, são excelentes para controlar o aparecimento da acne porque reduzem a inflamação nas células da pele.

Inclua em sua dieta alimentos ricos em vitamina E, que garante a saúde da derme e melhora a cicatrização após o secamento da espinha. A vitamina C, presente em frutas cítricas e alguns vegetais, também é excelente pois aumenta a produção de colágeno e melhora a saúde das células da pele. Já o zinco é um mineral fundamental para controlar a acne, porque regenera os tecidos danificados, regula a produção de hormônios e também é anti-inflamatório.

Procure manter a pele sempre limpa usando sabonetes adequados para o seu rosto e realizando esfoliações periódicas. Não mexa nas espinhas, nem esprema, pois isso pode fazer com que as marcas se tornem permanentes, além de agravar a inflamação.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email