Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receita Caseira de Esfoliante Para os Pés

A sola do pé é a parte mais sobrecarregada do corpo, literalmente. O contato com o chão, além do uso constante de sapatos e o atrito são responsáveis por tornar a pele dessa região mais seca, além de ser mais grossa. Isso acontece porque as células mais agredidas morrem e perdem sua hidratação natural. O resultado é que a sola do pé fica ressecada e às vezes apresenta até rachaduras.

E ninguém gosta de ter pés rachados, não é mesmo? É importante manter os pés bonitos e bem cuidados para se sentir bem ao usar aquela linda sandália em uma festa, ou para usar chinelos e rasteirinhas no clube.

A esfoliação é um processo importante para tratar esse problema, porque remove as células mortas e ativa a circulação sanguínea no local. Ela funciona como uma lixa, porém de modo menos agressivo para a pele. Podemos encontrar diversos esfoliantes no mercado, de diversas marcas e preços diferentes. Mas também é possível fazer esfoliantes caseiros, que custam bem menos que os produtos industrializados e funcionam da mesma forma, desde que feitos com os ingredientes corretos.

No caso da receita abaixo, o uso do mel também é essencial, porque oferece nutrientes para as células da derme. A dica é usar o tratamento caseiro uma vez por semana e sempre utilizar um bom hidratante na região. Experimente!

Receita de Esfoliante Caseiro

Esfoliante com mel e açúcar

Esfoliante com mel e açúcar

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 colheres (de sopa) de mel
  • 4 colheres (de sopa) de açúcar cristal

Modo de Preparo

Coloque o mel e o açúcar em uma tigela e misture bem. Os grãos de açúcar devem diminuir um pouco de tamanho, mas não desaparecer totalmente, pois eles é que vão ter o efeito de lixa na pele dos pés.

Posologia (Como Usar o Esfoliante)

Antes do banho, de preferência à noite, passe o esfoliante caseiro em ambos os pés. Durante pelo menos 5 minutos, faça massagem na região com as mãos, aplicando um pouco de força. Tente esfregar bastante em partes onde o pé está mais ressecado, como na sola e no calcanhar, que são os locais mais atingidos pelo atrito. Depois de aplicar o esfoliante e fazer a massagem, enxágue durante o banho, seque bem os pés e aplique um bom creme hidratante. Para potencializar o efeito, coloque uma meia antes de se deitar. O pé aquecido faz com o efeito da hidratação seja maior.

Cuidados (Precauções)

Quem está com o pé muito seco e rachado deve tomar cuidado ao usar qualquer método mais agressivo, pois isso pode agravar o problema. Nesses casos, é melhor apenas hidratar os pés diariamente e não arranhar ou lixar.

Quando os pés estão muito ressecados, é recomendado evitar o uso de sapatos abertos, como os chinelos, sandálias e rasteirinhas. Prefira os calçados fechados, que deixam a pele com mais umidade.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email