Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Posso escovar os dentes com Bicarbonato puro?

É bem comum que com o passar do tempo a tonalidade dos nossos dentes se alterem. Algumas pessoas apresentam manchas que podem, inclusive, indicar que algo não esta correto com a saúde da sua boca, mas mais comum que isso são os dentes amarelos.

Odiados por grande parte da população, apesar de não representar – necessariamente – uma má higienização da boca ou algum problema odontológico, os dentes amarelos trazem um visual não muito agradável ao individuo.

Por esse motivo, muitas pessoas buscam tratamentos para clarear os dentes tentando encontrar o branco mais perfeito possível e é sobre isso que o post a seguir irá tratar.

Na grande maioria das vezes, esse procedimento é feito com motivações puramente estéticas e devem ser acompanhados pelo seu dentista. No mercado exitem tipos variados de tratamentos, com preços e princípios ativos bastante diferentes e que costumam ter um custo bem alto. Por isso é importante ouvir a recomendação do seu dentista sobre qual escolher e se realmente está no momento de fazer um clareamento.

Seja para evitar esse alto investimento ou apenas tentar adotar métodos mais naturais, atualmente algumas pessoas tem adotado um procedimento considerado mais natural e a base de bicarbonato de sódio.

Entretanto muito se fala e pouco se sabe dos reais efeitos de adotar esse tratamento caseiro. Entenda a seguir como funciona o método e quais são seus principais efeitos.

dentes brancos com bicarbonato

dentes brancos com bicarbonato

Clareamento com Bicarbonato

Basta uma rápida pesquisa na internet e você irá encontrar diversas receitas usando esse ingrediente, prometendo que, ao escovar o dente com a solução, você terá um clareamento considerável e de forma mais barata e acessível do que os utilizados em consultórios.

As variedades de receitas são muitas, desde o uso puro do pó, até combina-lo com a pasta de dente ou óleo de coco, mas atenção ao realizar essas pesquisas.

Assim como sempre falamos muito aqui no blog, mesmo ingredientes naturais possuem efeitos colaterais que devem ser considerados antes de se iniciar qualquer tipo de tratamento. No caso da aplicação do bicarbonato de sódio para o clareamento da arcada dentária, os efeitos existem sim, e principalmente nesse caso o uso não é recomendado. Entenda:

O Bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um sal que apresenta uma ação muito abrasiva quando empregado puro, ou seja, o que realmente ocorre nesse tratamento é uma limpeza mais profunda do que a usualmente feita pela pasta de dentes e essa remoção extrema de impurezas há uma sensação de clareamento dos dentes.

Apesar de não parecer uma má ideia olhando assim, o uso frequente dessa substância irá colocar em risco outras estruturas da boca, podendo causar efeitos colaterais como:

  • Remover o esmalte do dente;
  • Alterar o formato natural do dente;
  • Alterar o PH da boca;
  • Entre outros.

Portanto o uso de bicarbonato de sódio no tratamento para o clareamento dos dentes é extremamente vetado e não recomendado pelos dentistas. Caso você sinta a necessidade real de passar por esse procedimento, procure seu dentista e escolha um tratamento seguro, recomendado por ele e que não irá colocar a saúde da sua boca em risco.

Ter dentes brancos e bonitos é legal sim, mas isso não deve colocar sua saúde em risco, por isso nunca inicie um tratamento sem ter conhecimento sobre os efeitos colaterais que podem estar atrelados a ele.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email