Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Tirar Calos

Calos, de maneira geral, são peles que se tornam rígidas e grossas devido a atrito constante. Geralmente, se concentram na região dos pés (sobretudo pelo uso de sapatos apertados) e mãos, devido ao uso de ferramentas. Não representa riscos a saúde, mas são incômodos. Neste caso, vejamos uma receitinha caseira para acabar com os calos.

Alho

Alho

Você vai precisar de:

  • Dentes de alho,
  • Azeite de oliva.

Modo de Preparo:

Em um pilão (ou algo que funcione como) amasse bem os dentes de alho até que virem creme na quantidade de uma colher de sopa. Misture o alho com também uma colher de sopa de azeite.

Posologia

Passe o creme sobre os calos e cubra com um pano pela manhã e à noite.

Informações Adicionais

Os calos e as calosidades podem ser dolorosos ou não. Existem vários tipos de calos e calosidades, como a calosidade plantar, calosidade interdigital, ou óssea. Eles se formam pela pressão e atrito da pele a uma superfície. Calos nos pés e calcanhar são quase sempre devido ao uso de sapatos inadequados. Os sapatos não podem estar nem apertado e nem largo demais. Mas muitas pessoas tem calos por questão da formação do pé ou da forma de caminhar.

Pessoas com diabetes e problemas de circulação sanguínea devem procurar um médico para avaliar melhor a formação dos calos.

É muito importante não tentar cortar ou lixar os calos, pois você pode acabar tendo uma infecção. No caso do tratamento indicado com o creme não resolver o seu problema procure o auxílio de um podólogo que poderá resolver este problema de maneira adequada. Em alguns casos será necessário a remoção cirúrgica e uso de antibióticos.

Por isso é muito importante se prevenir contra os calos e calosidades. Evitando esta pressão sobre os pés e mãos. Como por exemplo o uso de luvas para varrer a casa, ou usar os aparelhos da academia. E o uso de calçados confortáveis ou fazer uso de palmilhas com amortecimento.

Quando os calos já estão formados é importante evitar que eles continuem sofrendo essa pressão e uma boa indicação é o uso de almofadas de espuma (com furo no meio) para aliviar a pressão em cima do calo. O uso de band-aid não vai ajudar muito, é preferível comprar a proteção própria para calos. Mas lembre-se que estes adesivos apenas vão disfarçar o problema é importante uma análise dos calos para saber o que causou e resolver o problema na raiz.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email