Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Óleo de Rícino Para os Cabelos

O óleo de rícino é bastante usado em tratamento cosméticos, principalmente para cuidar da pele e dos cabelos. No entanto, nem todo mundo conhece os benefícios trazidos por essa substância. Ela é capaz de fortalecer os cabelos, além de tratar a caspa e impedir a queda capilar. Na pele, o óleo estimula a produção de colágeno, evitando o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Tudo isso devido às principais propriedades da mamona (Ricinus communis), planta da qual o óleo é extraído.

O que é o óleo de rícino?

As sementes da mamona são composta por até 50% de substâncias oleosas. Apesar da planta ser tóxica para humanos, esse óleo extraído das sementes não apresenta toxidade porque a ricina (substância tóxica) não é solúvel em óleo. Por causa disso, o óleo de rícino concentra grande quantidade de ácido ricinoleico, principal responsável pelos seus benefícios.

O óleo é usado para fins medicinais desde a antiguidade, pelo Egípcios. No decorrer da história, ele se tornou um conhecido adstringente e também foi bastante indicado para tratar a prisão de ventre. O sabor, nada agradável, faz com que muitas pessoas tenham más lembranças do azeite extraído da mamona, ainda que os benefícios sejam comprovados cientificamente.

Mamona

Mamona

A mamona tem propriedades anti-inflamatória, antioxidante, emoliente e cicatrizante. Por isso, a aplicação tópica do óleo ajuda nos tratamentos de pele e de cabelo. Seu potencial hidratante restaura fios danificados, enquanto a ação anti-inflamatória e cicatrizante combate problemas que possam atingir o couro cabeludo. Esses benefícios também podem se aproveitados com aplicações sobre a pele.

Benefícios Para os Cabelos

Entrando mais especificamente nos benefícios  que o óleo de mamona pode trazer para os cabelos, podemos mencionar os seguintes:

  • O óleo contém substâncias que fortalecem os fios de dentro para fora;
  • Por combater fungos e inflamações, ele trata problemas que podem levar à queda de cabelo;
  • Os fios mais fortes ficam mais resistentes contra quebras e pontas duplas;
  • Por ser fonte de vitamina E, minerais e outras vitaminas, o óleo é capaz de atuar no crescimento dos fios;
  • Ele também ativa a circulação no couro cabeludo, favorecendo a irrigação natural de substâncias nutrientes;
  • Combate as bactérias, fungos e microrganismos que atingem o couro cabeludo;
  • Reduz a coceira, a caspa e a escamação;
  • Pode tratar alguns tipos de calvície dependendo da causa da perda capilar;
  • Atua no selamento das escamas capilares, trazendo mais brilho e resistência.

Por causa desses benefícios, o óleo de rícino pode ser usado diretamente sobre os cabelos ou em receitas caseiras para hidratação e tratamento dos fios.

Óleo de Rícino

Óleo de Rícino

Receitas Para Hidratar os Cabelos

Se você quer deixar seus cabelos mais hidratados e fortalecidos, vale a pena apostar no uso do óleo de rícino em sua máscara de hidratação capilar. Para cada 2 colheres (sopa) do creme, acrescente 1 colher (chá) do azeite de mamona. A mistura deve ser aplicada na extensão dos cabelos, evitando o contato direto com a raiz. Para potencializar o efeito enrole os cabelos com uma toalha aquecida e deixe a máscara hidratante agir por pelo menos 30 minutos. Depois enxágue normalmente com água fria e seque com uma toalha. Dica: o creme de hidratação pode ser substituído por abacate amassado ou batido na mesma quantidade.

Quem sofre com as pontas duplas também pode aproveitar os benefícios do óleo de rícino. A dica é mistura um pouco do azeite de mamona com óleo de coco. Esse óleo deve ser aplicado somente nas pontas dos cabelos para evitar que a raiz fique muito oleosa. Depois de aplicar, deixe a mistura agir por cerca de duas horas e lave os cabelos com o shampoo e o condicionador de sua preferência. Como o cheiro do óleo de rícino não é muito agradável, é importante removê-lo totalmente dos cabelos após a aplicação.

Receitas Para Queda de Cabelo

Quando falamos em queda de cabelo, é sempre importante enfatizar que ela pode ser causada por diferentes fatores, incluindo a predisposição genética. Por essa razão, os tratamentos devem agira na causa específica da queda capilar. O óleo de rícino, como dissemos, combate bactérias, fungos e inflamações que podem atingir o couro cabeludo e levar à queda.

Por conter ômega 6, o óleo de rícino atua nos folículos pilosos, tornando a raiz dos cabelos mais fortes. Ele também faz com que a circulação sanguínea na região onde é aplicado seja mais intensa, o que beneficia diretamente os crescimento dos fios.

A forma de utilização do óleo nesse casos é muito simples. Basa aplicar algumas gotas diretamente sobre o couro cabeludo. Depois massageie bem com a ponta dos dedos, fazendo massagens circulares para estimular a circulação. Após a massagem, coloque uma touca e deixe o produto agir por cerca de 1 hora. Então lave os fios com shampoo até remover totalmente o óleo que ficou na raiz. Para finalizar enxágue e aplique um bom condicionador.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email