Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais São os Benefícios da Cafeína para a Pele e Cabelos?

A cafeína é uma substância conhecida principalmente pela sua função estimulante. Ela atua no nosso sistema nervoso, deixando-nos mais alerta. Agora, o que tem sido relativamente novo é o seu uso em funções estéticas, pois pesquisas mostram que a substância pode ser eficaz nos tratamentos de cabelos e de pele. Além disso, serve para suavizar olheiras e até mesmo para reduzir a gordura localizada, caso seja consumida de forma adequada.

A cafeína é um lipídio solúvel, que pode ser encontrado em grãos de café, chás, chocolates e até mesmo no cacau. E, a cafeína é altamente metabolizada, e por isso é eficaz no uso estético. Este composto hidrata, fortalece, estimula a micro circulação e também a queima de gordura nas células.

Benefícios da Cafeína

Cabelo

O crescimento dos cabelos talvez seja o assunto mais recente relacionado à cafeína em tratamentos estéticos. Cientistas descobriram que a substância pode auxiliar no tratamento da queda de cabelo e estimular o crescimento de novos fios. Essa descoberta feita por cientistas alemães. Segundo eles, o uso da cafeína proporciona um aumento em torno de 25% no índice e crescimento dos fios.

Vale a pena reforçar, no entanto, que não basta tomar uma xícara de manhã para o cabelo crescer lindo e saudável. Somente a substância pura faria o efeito que tanto desejamos e, para isso, seria necessário ingerir 50 copinhos de café, no mínimo, o que é bastante prejudicial para a saúde. Mas se quiser usufruir deste novo benefício, vale a pena consultar um dermatologista e pedir uma receita para um shampoo manipulado à base de cafeína.

Para preparar uma mistura caseira com cafeína para o seu cabelo, pode-se utilizar coper peptídeo, minoxidil, cafeína, solução capilar aquosa e shampoo estimulante. Também é recomendado usar um shampoo para cabelos normais, sem essência.

Vários produtos utilizam os benefícios cosméticos da cafeína

Vários produtos utilizam os benefícios cosméticos da cafeína

Pele

A cafeína também possui ação anti-inflamatória, o que melhora a microcirculação, além de agir como antioxidante. Por essa razão, quando ela é aplicada na região dos olhos, diminui o inchaço na região e pode melhorar muito a aparência escura das olheiras. Isso também pode ser benéfico para outras áreas da pele que apresentam manchas, como o rosto.

Entretanto, a mesma recomendação anterior deve ser dada quanto ao seu consumo, que é muito mais eficaz quando aliado a produtos dermocosméticos. Diferentemente da ingestão excessiva da cafeína, que pode fazer mal ao organismo, a aplicação sobre a pele não tem as mesmas contraindicações. Assim, o uso de cremes, géis e loções feitos com a cafeína não é um problema. O ideal, ainda assim, é aplicar apenas 2 vezes ao dia, sempre seguindo as orientações de um especialista.

A cafeína age em profundidade nas células adiposas, promovendo a quebra e a queima das moléculas de gordura. Esse processo leva á redução de medidas e controle das celulites. Atualmente, encontramos diversos cremes redutores de medidas e de celulites que têm a cafeína em sua composição. Existem ainda alguns tratamentos estéticos que partem desse principio. Um produto curioso foi recentemente lançado: a bermuda de cafeína.

Segundo o fabricante,  o tecido libera pequenas quantidades de cafeína, fazendo com que a substância caia na corrente sanguínea e aja contra as celulites de dentro para fora. A dica, assim como nas demais situações, é consultar um especialista para fazer o melhor uso do produto.

Ademais, segundo a Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de Washington, Estados Unidos, a cafeína pode ser um aliado no tratamento de câncer de pele. Esta substância proporciona a eliminação das células cancerígenas.

Para usar a cafeína na pele de modo caseiro, pode-se preparar uma máscara, utilizando pó, óleo essencial de café e água. Esta mistura esfolia, hidrata, trás firmeza à pele, ativa a circulação sanguínea, dentre outros benefícios.