Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios Cosméticos da Babosa: Pele e Cabelo

As ervas e plantas, oferecem diversos benefícios para a saúde, além de serem um forte aliados da beleza. No caso da babosa, também conhecida como Aloe Vera, o uso cosmético é altamente indicado, seja para tratar da pele ou dos cabelos, desde doenças na derme até a reidratação dos fios.

Para se ter uma ideia de como a planta é poderosa, existem mais de 50 nutrientes presentes na composição nutricional da planta, entre eles estão: o magnésio, o cálcio, o ferro, o zinco, o cobre, aminoácidos essenciais e ácidos graxos que podem ser absorvidos.

Além de cooperar para a nutrição essencial do corpo, a babosa também conta com a presença de anti-oxidantes. Sua ação ajuda a combater os radicais livres, que afetam o corpo de várias maneiras, inclusive na aparência da pele, prevenindo, por exemplo, as rugas. Não é a toa que a babosa é tão utilizada na indústria cosmética.

Cabelos Mais Fortes e Brilhantes

Relatos históricos descrevem um antigo hábito dos índios mexicanos de dormir com os cabelos envoltos em polpa de babosa para deixá-los mais brilhantes.

Essa sabedoria indígena é comprovada na atualidade por estudos científicos, que mostram que o gel contido nas folhas da planta tem ação condicionante para os fios de cabelo. Além de também atuarem como anti-inflamatório no tratamento do couro cabeludo, evitando a descamação, popularmente conhecida como caspa.

Aloe Vera

Babosa in natura

Pele Bonita e Sem Espinhas

Os nutrientes contidos na babosa são muito importantes para as células da pele. Por isso, muitos produtos hidratantes são feitos a partir da Aloe Vera. Ela tem potencial cicatrizante, melhora a circulação, hidrata a pele e cria uma camada de proteção que dificulta a perda de líquidos. Outra excelente notícia é que o uso da babosa pode tratar a formação de espinhas e cravos. Isso porque ela é adstringente, ou seja, limpa e desengordura a superfície da pele.

A aplicação contínua do gel de babosa, no entanto, melhora a cicatrização das marcas deixadas por espinhas, além de prevenir o envelhecimento. Sua composição é rica em colágeno e atua no preenchimento das marcas de expressão. Devidos as benefícios presentes em sua composição, a babosa é também utilizada pela industria de cosméticos, na produção de xampus, cremes hidratantes e sabonetes.

Alguns Cuidados: Estima-se que 1% das pessoas apresentem algum tipo de reação alérgica ao uso da Aloe Vera. Por essa razão, antes de aplicar  qualquer receita ou produto feito com as folhas é importante testar a intolerância. Aplique um pequena porção do gel na pele da orelha, que é mais sensível, friccione e aguarde 15 minutos. Se não ocorrerem manchas ou sinais de irritação, é possível usar a Aloe Vera sem problemas.

Receitas e Naturais em seu email