Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Soro Caseiro Para Desidratação

A desidratação é um problema de saúde potencialmente grave que, em casos extremos, pode até levar à morte. Ela é caracterizada pela perda de líquidos e sais minerais pelo organismo, causando sintomas como boca seca, dor de cabeça, tontura, sonolência e fraqueza. Nos bebês, também é comum que a moleira se afunde quando há desidratação.

 Solução Para Desidratação

Para combater a desidratação, é necessário repor a água e os sais minerais perdidos pelo organismo. Em casos mais simples, beber água e outros líquidos em quantidade adequada é o suficiente. Porém, quando o corpo já está mais desidratado, essa reposição precisa ser feita de modo rápido e eficaz. A água de coco é um bom modo de ingerir líquidos e sais minerais ao mesmo tempo, sendo por isso chamada de soro caseiro natural. No entanto, a melhor maneira de reidratar o organismo é por meio do soro oferecido nos postos de saúde e hospitais. O preparo caseiro só deve ser feito quando não for possível adquirir o preparo pronto.

O Risco do Soro Caseiro

Soro Caseiro

Soro Caseiro

Antigamente era comum ser distribuído à população aquela colher medidora de sal e açúcar. Quem não se lembra daquela colherzinha azul para medir de um lado o sal (parte menor) e o açúcar do lado maior? Hoje em dia é até difícil encontrar uma colher daquela.

Mas o soro caseiro deixou de ser recomendado pelos médicos e especialistas porque nem sempre as pessoas seguem as recomendações de quantidade de sal e  açúcar. Essa variação na receita pode trazer efeitos indesejados, principalmente nas crianças.

O preparo com mais sal que o recomendado e pouco açúcar, por exemplo, pode agravar a desidratação.

Onde Conseguir Soro Gratuitamente

Como é difícil medir a quantidade certa desses ingredientes, o ideal é sempre usar o soro distribuído pelo sistema de saúde. Ele também pode ser adquirido em farmácias e drogarias.

Mas se você já foi a uma farmácia comprar soro, deve ter se assustado com o preço do produto. O soro Rehidrat com 4 envelopes, por exemplo, sai por até 17 reais. Tem quem diga que ele é melhor e que reidrata mais rápido. Mas a composição é a mesma dos demais, Cloreto de potássio 0,3730 g, citrato de sódio diidratado 0,4902 g, cloreto de sódio 0,4385, glicose 6,0354 g.

A questão de ser com sabor ou sem sabor (natural) também não interfere, é que muita gente não gosta do gosto do soro (gosto de lágrimas) e prefere que ele seja saborizado (abacaxi, laranja…)

Portanto, se você não quiser gastar com o soro nem correr o risco de não fazer o preparo caseiro da forma adequada, vá até um centro de saúde (Unidade Básica de Saúde – UBS) e solicite envelopes de soro. Em alguns lugares, os postos de saúde chegaram a ter falta do soro, o que é um absurdo.

Não precisa passar por consulta, e mesmo que você tenha plano de saúde é direito de todos receber este tipo de medicação do Sistema Único de Saúde – SUS.

Mesmo com o uso dos envelopes, fique atento à quantidade de água para diluir o preparo. Em alguns casos é para ser preparado em um litro de água, e em outros em apenas 250 ml de água (um copo americano).

Soro para Casos de Dengue e Zika

Com o surto de Dengue, Zika e Chikungunya é comum ouvirmos que o tratamento é hidratação oral, e repouso. E é isso mesmo, é muito importante que as vítimas dessas doenças bebam bastante líquido, principalmente água e o soro de reidratação oral.

Mas é muito importante ir ao Centro de Saúde para atendimento, diagnóstico através da sorologia e a notificação ao Ministério da Saúde.

Dicas Importantes:

  • Nos bebês menores que 6 meses, a reidratação deve ser feita com o leite materno, exceto quando houver recomendação médica;

  • Em dias muito quentes, beba sempre muito líquido e evite roupas pesadas ou quentes demais;

  • Se estiver gripado ou com diarreia, tome água, sucos e chás para repor os líquidos perdidos;

  • Se aparecerem os sintomas da desidratação, procure um médico.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email