Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamento para Úlcera Varicosa

“Úlcera varicosa é uma lesão tissular necrótica provocada pela acumulação de sangue venoso nos tecidos, pela falta de oxigenação tissular (hipóxia), pela acumulação de produtos tóxicos provenientes do metabolismo tissular e pelo aumento de pressão venosa distal (situa-se na maior parte dos casos no 1/3 inferior da perna) . (Wikipédia)

As úlceras tem como causa o agravamento de doenças vasculares, como varizes, mas podem ser também por traumas, e até mesmo picadas de inseto. Com isso a pele fica escura, e as feridas se abrem. Tem feridas que nunca se cicatrizam, enquanto outras, com algum tratamento acabam se fechando.

No site do Dr Drauzio Varella ele explica porque algumas feridas nunca curam e fala de uma nova técnica chamada oxigenoterapia hiperbárica, que tem dado resultados que é ato dos pacientes irem para uma câmara onde respiram oxigênio numa pressão atmosférica superior à pressão atmosférica no nível do mar.

O tratamento das úlceras é demorado e exige muito cuidado e higiene, é necessário curativos diários, além do uso de uma meia de compressão. O acompanhamento com um médico cirurgião vascular é imprescindível e o repouso. Ficar em pé parado é a pior coisa que se possa fazer, em pé, apenas em movimento.

A internet está cheia de fotos de úlceras infectadas e inflamadas, e você pode identificar como é a evolução tanto para o agravamento quanto para a melhora.

Para Tratamento Caseiro

Para tratar varizes bem como as úlceras varicosas (ou úlcera venosa)  decorrentes da insuficiência venosa, sobretudo, nas pernas, indicamos esta receita que tem recomendação da ANVISA, mas devemos que lembrar que o acompanhamento médico é indispensável.

Além deste remédio, outras medidas podem ser interessantes para auxiliar no tratamento como evitar a imobilidade e exercitar a musculatura, utilizar de roupas mais largas que facilitam o retorno venoso, usar saltos médios etc.

Vamos à receita que é feita a partir da erva de bicho (Polygonum punctatum) e é para ser utilizada externamente, não se trata de um chá para ingestão.

Erva de Bicho

Você vai precisar de:

  • 3 g (uma colher de sopa) das partes aéreas da erva de bicho
  • 150 mL (uma xícara de chá)

Modo de Preparo:

Prepare uma infusão, fervendo a água e, após desligar o fogo, acrescentando a erva de bicho.

Posologia

Aplicar na região afetada pelas úlceras varicosas três vezes ao dia

Cuidados

Evitar durante a gravidez

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email