Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Eliminar os Agrotóxicos dos Alimentos

O uso de agrotóxicos nas plantações representam um grande problema para a saúde dos brasileiros. Segundo um estudo conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), cerca de 1/3 das frutas e verduras tem mais substâncias tóxicas que o aceito pela legislação do país. Assim, acabamos comprando alimentos acreditando em seus benefícios, mas levamos veneno para as nossas casas.

Diminuindo as Toxinas

O problema é muito sério e não se resolve com medidas simples, mas podemos tentar minimizar os efeitos nocivos dos agrotóxicos lavando os alimentos da maneira adequada. Veja as dicas para reduzir a quantidade de substâncias maléfica em frutas e verduras:

Limpeza das Frutas e Verduras

Limpeza das Frutas e Verduras

Pimentão e Morango

Os dois itens estão entre os campeões de contaminação. Uma boa maneira de diminuir a quantidade de substâncias tóxicas é a limpeza da casca (mesmo que parte do veneno também entre na polpa). A dica é colocar os pimentões e morangos de molho em uma mistura com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de bicarbonato por 30 minutos.

Pepino e Maçã

Mais uma vez, a grande concentração de substâncias nocivas está na casca. O pior é que quanto mais bonita e brilhante for a casca, maiores são as quantidades de toxinas. O ideal é remover a casca antes de consumir ou lavar bem os alimentos com água corrente, uma escovinha ou esponja e detergente neutro. Depois disso, eles também pode ser imersos na solução de água e bicarbonato.

Cebola e Verduras de Folha

No caso das verduras de folha, como alface e repolho, não existe uma casca para ser removida. Por isso, o truque é tirar as primeiras camadas de folhagem (o mesmo vale para a cebola). Feito isso, lave bem em água corrente por aproximadamente 3 minutos  e use a mistura de bicarbonato por 30 minutos. Lave tudo novamente e consuma depois. Com esse passo a passo, quase toda as toxinas são removidas.

Tomate

O segredo para fugir dos agrotóxicos contidos no tomate é escolher os mais maduros. Aqueles que ainda estão um pouco verdes foram colhidos antes do tempo e, por isso, possuem maior quantidade de tóxicos. A solução de bicarbonato também pode ser usada.

Importante: o bicarbonato não pode ser ingerido. Então, todos esses alimentos precisam ser muito bem lavados depois de ficarem de molho na solução sugerida.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email