Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Romã

A Romã, nome científico Punica granatum é muito conhecido por ser ingredientes de algumas simpatias, mas para além disso, o chá da casca de romã também tem um uso medicinal. Segundo recomendação da ANVISA, o chá de romã é muito eficiente em casos de inflamações ou irritações da mucosa da boca e faringe, assim como também é bom para rouquidão. Também atua como anti-inflamatório e antisséptico. Entretanto, não é para ser ingerido, conforme a receita aqui dada, deve-se apenas bochechar ou gargarejar este chá, pois não é feito com as sementes e sim com a casca.

O gargarejo de romã para garganta inflamada é um clássico. Se você não tem romã, experimente outra receita caseira que corta a dor de garganta logo no início que é o gargarejo com vinagre e sal.

Romã

Você vai precisar de:

  • 6 g (duas colheres de sopa) da casca do romã (pericarpo)
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Leve a água ao fogo já com a casca da romã. Deixe ferventar por alguns minutos. Neste processo que é conhecido por decocção.

Posologia

Aplicar no local afetado pelas feridas ou aftas, em bochechos e gargarejos três vezes ao longo do dia

Precauções

  • Ingerido, pode causar zumbido, distúrbios, visuais, espasmos na panturrilha, tremores, náuseas e vômitos.
  • Uso tópico, procurar não engolir.
  • Mulheres grávidas devem evitar usos de chás durante a gravidez devido ao risco de aborto. O romã não aborta, mas todo uso deve ser feito sob orientação do médico.

Outros Benefícios da Romã

A romã é substantivo feminino, portanto devemos falar a romã e não o romã, mas é comum ouvir as duas formas. A romã é usada no tratamento do diabetes, e até mesmo de câncer. O colesterol também é combatido com esta fruta e até mesmo tratamento anti rugas é feito usando a romã, devido ao seu poder antioxidante contra os radicais livres.

A cor vermelha da romã indica coisas muito boas! Ela se assemelha ao hormônio estrógeno o que faz com que melhore os efeitos da TPM e da Menopausa, tudo isso devido ao ácido elágico presente nela.

Os homens também se beneficiam da romã pois ela previne o câncer de próstata, e tem sido estudada esta relação na Universidade da Califórnia, com bons resultados.

Para homens e mulheres, a romã ainda atua como um afrodisíaco natural, pois melhora a vascularização nas zonas erógenas. Seu suco aumenta a libido de ambos os sexos e melhora a potência masculina.

A romã ainda é rica em ferro, vitamina C, potássio e minerais. A romã para ser comprada no mercado é bem cara pois normalmente vem importada de outros países, mas ela é muito fácil de ser encontrada em quintais antigos. Passe pela casas observando que com certeza você achará um pé de romã. Ela dá muitos frutos e quando cai, sua tinta vermelha suja todo o quintal, por isso te garanto que ninguém vai recusar te dar uma romã se estiver com o pé cheio! Bata a campainha, peça e faça uma nova amizade.

Cuide da sua garganta e da rouquidão de forma natural.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email