Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Hortelã. Para que serve?

hortelã pimenta (Mentha x piperita) é popularmente conhecida por suas infinitas formas de utilização, principalmente em receitas caseiras. Por seu aroma e sabor muito agradáveis, a planta é muito bem aceita por crianças e adultos para o tratamento de resfriados, além de apresentar resultados como calmante, aliviando o estresse.

Segundo a ANVISA, a flatulência, conhecida como gases ou gases intestinais, também pode ser tratada pelo chá de hortelã pimenta que pode ser ingerido quente ou frio. Veja como preparar a receita!

Chá de Hortelã Pimenta

Ingredientes:

1,5 gramas de folhas de hortelã pimenta, incluindo as sumidades floridas (aproximadamente três colheres de café);

150 ml de água (equivalente a uma xícara de chá).

Modo de preparo: Primeiramente ferva a água. Logo em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas e sumidades floridas. Tampe o recipiente, deixando abafado por cerca de 20 minutos. Espere amornar, coe, adoce a gosto e sirva.

Posologia: Ingerir uma xícara do chá de hortelã pimenta de duas à quatro vezes por dia.

Cuidados: Não deve ser utilizado em casos de obstruções e cálculos biliares, danos hepáticos severos e durante a lactação.

Outros Benefícios do Chá de Hortelã Pimenta

O chá de hortelã pimenta possui diversas propriedades medicinais e por isso, é utilizado para ajudar na digestão, reduzir náuseas, ânsias de vômitos e problemas digestivos.  Entre suas propriedades estão sua ação anti-oxidante, que auxilia na defesa do organismo, por isso, são muito eficientes no tratamento de doenças que afetam o sistema imunológico, como a gripe, por exemplo.

Hortelã Pimenta

Hortelã Pimenta

Devido ao seu poder terapêutico, a planta alivia dores menstruais, enxaquecas e dores musculares, em função da sua intensa atividade no sistema nervoso. Ao tranquilizar a atividade metabólica do organismo, o chá de hortelã é um aliado para aliviar tensões e o estresse. Devido a essa interferência, a bebida auxilia no processo de emagrecimento ao combater a ingestão compulsiva de alimentos e reduzir o ganho de peso.

Outra propriedade presente no chá de hortelã pimenta é sua função anti-inflamatória. Além de apresentar resultados no tratamento de inflamações do estômago, tais como gastrite ou úlcera gástrica, a ingestão do chá também auxilia na melhora do hálito como resultado de suas ações no estômago.

Os benefícios do chá de hortelã pimenta não se restringem ao corpo humano. Suas propriedades aromáticas e afrodisíacas são muito utilizadas na produção de essências e cosméticos. Desde produtos de limpeza até a loções, sabonetes e xampus para a higiene pessoal.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email