Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Canela

Muito apreciada como condimento, a canela (ou canela de ceilão – Cinnamomum verum) tem várias propriedades medicinais, entre elas, inibe a falta de apetite, melhora perturbações digestivas como as cólicas mais leves, melhora a flatulência (gases) e dá uma sensação de plenitude gástrica. Para tudo isso, o chá de canela, conforme recomendado pela ANVISA pode ser um aliado.

Lembrando de antemão (para aqueles que não leem todo o artigo) que o chá de canela é abortivo e deve ser evitada durante a gravidez, não se sabe o verdadeiro efeito sobre a mulher grávida, mas os médicos aconselham não tomar o chá de canela ou cravo da índia, assim como as bebidas que contém cafeína, pois podem provocar contrações no útero.

A canela ainda é muito procurada para quem está fazendo regime para emagrecer, devido ao seu efeito termogênico, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo.

Canela

Canela

Você vai precisar de:

  • 0,5 a 2 g (de uma a quatro colheres de café) de cascas de canela
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

É necessário fazer uma decocção com a casca da canela para extrair os princípios ativos. Neste caso, ferva a casca da canela em água por cinco a dez minutos.

Posologia

Beber uma xícara de chá de duas a seis vezes ao dia.

Cuidados

  • Gestantes não devem ingerir o chá de canela – abortivo
  • Podem ocorrer reações alérgicas na pele.

Outros Chás

Outra dica interessante para o chá de canela é fazê-lo com maçã. Veja a deliciosa receita no chá de canela e maçã aqui no Receita Natural.

Informações Adicionais

A canela é usada para emagrecer por ser termogênica e acelerar o metabolismo. Muitas pessoas têm feito uso da canela com outros ingredientes de efeito emagrecedor e termogênico para emagrecer mais rapidamente.

Os benefícios da canela em pau são maiores que os da canela em pó. Mas se você quiser fazer chá de canela em pó, a melhor forma de fazer a receita é colocar uma colher de canela em pó no fundo da caneca e despejar água quente por cima. Se não gosta do pó, faça como café e coe em um coador de papel.

Uma das opções para aumentar os efeitos da canela é usar o chá de canela com louro. Faca a receita acima e acrescente na fervura 5 folhas de louro. O louro desidratado é usado como condimento na culinária, e tem sabor forte e marcante. O louro ajuda na digestão e diminui inchaços abdominais.

Se preferir faça o chá de canela com gengibre, colocando um pedaço de um centímetro de gengibre para ferver com a canela.

Chá de canela com cravo é outra opção termogênica, que acelera o metabolismo. Importante sempre lembrar que estes chás não devem ser tomados a noite ou antes de dormir, pois são estimulantes e podem causar insônia.

Um dos mitos em relação à canela é que ela aumenta a pressão arterial. Na verdade a canela é vasodilatador e ajuda a abaixar a pressão alta. 

O fato dela acelerar o metabolismo não significa que ela aumenta a pressão. Por acelerar o fluxo sanguíneo ela pode sim ajudar a descer a menstruação e ajudar na dilatação para o parto. Mas o médico deve ser consultado.

Mas atenção, se sua menstruação está atrasada e não desceu nos dias que deveria, faça um exame para ver se não está grávida, antes de tomar chás, pois alguns chás podem causar aborto.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email