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Conheça as Vitaminas do Complexo B e descubra para que servem

O chamado complexo B de vitaminas é formado por um conjunto de vitaminas de grande importância para o nosso organismo. Ao todo, são nove substâncias hidrossolúveis que atuam no metabolismo celular. No entanto, durante muito tempo acreditou-se que havia apenas uma vitamina B, que estaria presente nas carnes vermelhas e outros alimentos. Somente com o avanço das pesquisas é que ficou comprovado que haviam diferentes vitaminas nesses grupos alimentares.

As vitaminas do complexo B estão diretamente relacionadas com a nossa saúde mental. Por isso, elas são essenciais para o controle da depressão e da ansiedade.

Elas também tem papel importante na digestão, pois ajudam na quebra e absorção dos nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). Algumas das vitaminas do conjunto ainda participam da produção do sangue, bem como ajudam a manter a saúde de diversos órgãos do corpo humano.

Agora que você já conhece um pouco sobre o complexo como um todo, vamos tratar de cada uma das nove vitaminas que o compõem:

Vitamina B1

Vitamina B

Vitamina B

A B1, ou Tiamina, é fundamental para o metabolismo de carboidratos, além de auxiliar na produção de sangue e ácido clorídrico. Quando ingerida em excesso, ela não traz prejuízos, pois o que excede é eliminado através das fezes. Quem consome muito álcool pode ter a aborção dessa vitamina prejudicada, causando o problema conhecido com beribéri.

Alimentos de destaque: castanhas do pará, sementes de girassol e gérmen de trigo, além da laranja.

Vitamina B2

A riboflavina, já foi conhecida como vitamina G e atualmente é chama de riboflavina ou B2. No processo de digestão, ela é importante para o metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas. Ela ainda é muito necessário para a fabricação de hemácias, bem como a produção de anticorpos. O consumo de alimentos que contenham essa vitamina ajuda na prevenção e tratamento da catarata.

Alimentos: amêndoas, aveia em farelo, leveduras e também em queijos tipo cottage.

Vitamina B3

Cientificamente conhecida como niacina, a vitamina B3 auxilia na redução do colesterol e melhora a circulação sanguínea. Por isso, seu consumo é de extrema importância para a prevenção de doenças cardiovasculares. Ela também tem papel essencial para o sistema nervoso e produz o ácido clorídrico, que ajuda na digestão.

Alimentos: amendoim, fígados, a gema do ovo e também em algumas espécies de peixes.

Vitamina B5

Também chamada de ácido pantotênico, a vitamina B5 é famosa pelos seu efeito antiestresses. Ela participa da formação de anticorpos e na produção dos hormônios suprarrenais. Assim como outras vitaminas do complexo, a B5 converte lipídios e carboidratos em recurso energético para o organismo.

Compartilha muitos dos alimentos da B3: além do fígado e amendoin, as sementes de girassol, alguns cogumelos e o salmão entram na conta.

Vitamina B6

A piroxidina ou vitamina B6 está entre as mais importantes para o nosso organismo. Ela desempenha sozinha mais funções que qualquer outro nutriente. Diversas reações metabólicas dependem diretamente da presença dessa vitamina. Sua atuação também é fundamental para a produção de hormônios que garantem o bom funcionamento do corpo como um todo.

Por auxiliar no metabolismo do triptofano, a piroxidina ajuda na saúde mental e emocional, melhorando o humor. Seu consumo ainda colabora para o fortalecimento do sistema imune.

As frutas aparecem como alimentos na vitamina B6: banana, abacate, ameixa contém B6, além do fígado, o salmão e também o avelã.

Vitamina B7

A biotina ou vitamina B7 já foi chamada de vitamina H. Ela é de grande importância para a saúde dos cabelos e da pele. O consumo de alimentos que a contenham pode ajudar no controle da queda capilar. A ingestão em quantidades recomendadas também auxilia no crescimento celular e metabolismo de outros nutrientes.

As carnes, vegetais, ovos e leite são ricas em B7, portanto, relativamente fácil de manter-se bem com esta vitamina.

Vitamina B9

Tem papel fundamental para as funções cerebrais, sendo chamada de “alimento para o cérebro. A vitamina B9, ou ácido fólcio, também participa da formação de hemácias e da produção de energia para que o organismo funcione adequadamente. Era conhecida como vitamina M.

Além de produtos enriquecidos com ácido fólico (as farinhas de trigo, principalmente), nozes, espinafre, lentilhas e feijão contém B9, além do fígado que aparece aqui novamente.

Vitamina B11

A B11 participa da formação de glóbulos vermelhos e do plasma sanguíneo, além de fortalecer o sistema imune. A ausência da vitamina pode levar a um quadro anêmico, causando cansaço e perda de apetite. A carnitina também auxilia no crescimento.

A B11 aparece em carnes, com destaque para a de carneiro.

Vitamina B12

Níveis inadequados de vitamina b12 também são responsáveis pela anemia. A cobalamina é muito importante para o crescimento e desenvolvimento normal das crianças desde a gestação. É também necessário para formação do DNA, da medula óssea e do tecido nervoso.

Os alimentos de destaque são o fígado mais uma vez, peixes (como o salmão) e frutos do mar. Além de leite e ovos.

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