Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Para Que Serve a Vitamina E?

Os estudos científicos reconhecem a importâncias das vitaminas para nossa saúde há bastante tempo, mas novos estudos sempre surgem mostrando outras funções dessas substâncias para o organismo. Hoje se sabe, por exemplo, que algumas vitaminas têm função antioxidante, ou seja, são capazes de combater os radicais livres. Entre elas está a vitamina E, que além de agir na oxidação, desempenhas outros papeis fundamentais no corpo humano.

Conhecendo a Vitamina E

Essa expressão “vitamina E” na verdade se refere a 8 compostos do tipo lipossolúvel (solúvel em gorduras). Quimicamente, esses compostos se assemelham a um óleo amarelado. O nome científico dado para a substância é tecoferol, palavra de origem grega que significa “que promove o nascimento”. Esse nome foi dado porque os primeiros estudos envolvendo a vitamina E foram feitos com ratas inférteis que voltavam a serem férteis depois de receber vitamina E na alimentação.

Vitamina E

Vitamina E

Função Antioxidante

Na atualidade, porém, não são os estudos sobre fertilidade que mais chamam a atenção, e sim a ação antioxidante da vitamina E. Nossas células, como todos sabem, tem importância vital para o organismo. Contudo, vários compostos encontrados na natureza são capazes lesionar a membrana celular, por meio da oxidação. Esse é um processo natural, que ocorre até mesmo quando respiramos, mas os cientistas acreditam que no mundo modernos a quantidade de substâncias agressoras é maior, promovendo uma aceleração do envelhecimento das células. É nesse ponto que os antioxidantes entram, pois são capazes de proteger o organismo da oxidação.

O Papel da Vitamina E

Por ser antioxidante, a vitamina E é capaz de retardar o envelhecimento celular, além de outras funções importantes como na prevenção da aterosclerose – porque reduz a agregação de plaquetas que dá início à doença. Para quem se preocupa com a beleza, vale salientar que o consumo de alimentos ricos em vitamina E é excelente para a pele e para os cabelos. A ação benéfica da vitamina fica ainda maior se ela for ingerida juntamente com o mineral selênio, encontrado em alguns cereais e oleaginosas.

Em uma pessoa adulta, do sexo masculino ou feminino, a necessidade diária de vitamina E gira em torno dos 12 mg. Já para mulheres que estão amamentando, essa necessidade é um pouquinho maior: 16 mg.  Os pesquisadores acreditam que as pessoas que estão mais expostas aos radicais livres – fumantes, que vivem em cidades muito poluídas ou que trabalham diretamente como produtos químicos prejudiciais – necessitam ingerir ainda mais dessa vitamina diariamente.

Alimentos Fontes de Vitamina E

Para a nossa sorte, a vitamina E pode ser encontrada em uma grande quantidade de alimentos. Os óleos de origem vegetal, como os de soja, milho, girassol e algodão, são excelentes fontes da vitamina. Alguns vegetais também contam com a substância benéfica: alface, agrião, espinafre e couve, assim como nos alimentos de origem animal: ovos, manteiga e carnes. A alta temperatura não interfere na ação da vitamina E. No caso dos vegetais, o ideal é consumi-los com algum tipo de óleo para potencializar a absorção da vitamina.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email