Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Fazer Gengibre em Conserva

Os benefícios do gengibre são cada vez mais conhecidos de todos. Essa raiz de sabor forte é tida hoje como um emagrecedor natural, devido ao seu efeito termogênico, sendo adicionado a muitos tipos de chás e sucos. Ele também auxilia no controle do colesterol alto, diabetes, enxaquecas e outros males, além de reduzir as dores da cólica menstrual e o enjoo comum durante viagens.

Quem está interessado em aproveitar essas propriedades pode fazer uso do chá de gengibre e também do gengibre em pó que escrevemos anteriormente no Receita Natural. Outra opção é conserva de Gengibre que ensinaremos aqui e tem a vantagem de poder ser armazenado por vários meses sem perder o sabor.

Os estudos feitos sobre o gengibre não se referem à conserva em especial, mas sabe-se que essa receita preserva as propriedade termogênicas da raiz. Dessa forma, o consumo pode acelerar o metabolismo, auxiliando na perda de peso exatamente como o gengibre in natura.

Você vai precisar de

  • 3 xícaras (de chá) de gengibre fatiado
  • 1 xícaras (de chá) de vinagre de arroz
  • 3 colheres (de sopa) de sal rosa
  • 1/2 xícara (de chá) de açúcar orgânico (demerara ou mascavo)
Conserva de Gengibre

Conserva de Gengibre

Modo de Preparo da Conserva de Gengibre

Comece descascando e gengibre, tirando apenas a casquinha mais fina externa à raiz. Depois corte as fatias como na imagem e coloque-as em uma panela. Cubra com água e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue o fogo, escorra a água e deixe o gengibre esfriar.

Agora acrescente o vinagre com o sal e o açúcar em outra panela e leve ao fogo para ferver. Depois que começar a borbulhar desligue. O ideal é que, enquanto a conserva cozinha, você coloque as fatias de gengibre em um vidro previamente higienizado. Cubra com o vinagre temperado e tampe bem este vidro (evite o uso de plástico).

Deixe a conserva de vinagre curtir fora do geladeira por 3 dias. Após esse tempo, pode guardar na geladeira e ir consumindo aos poucos, de acordo com seu cardápio ou dieta.

A coloração do gengibre em conserva é um pouco diferente da raiz pura, tendendo para uma cor levemente rosada, por causa do contato com o vinagre. Se ele mudar de cor ou de sabor depois de algum tempo, você saberá que ele não está mais bom para o consumo. Guardada na geladeira, a conserva pode durar de 3 a 6 meses, dependendo de vários fatores. Observando qualquer alteração, descarte o restante.

Como Consumir

O gengibre em conserva pode ser usado no preparo de sucos, chás e saladas. Ele preserva o sabor picante do gengibre e dura bem mais. A dica é lavar as fatias antes do consumo para retirar o excesso da conserva.

O recomendado é 2 g do alimento por dia, o que equivale a cerca de 2 fatias finas. Se for consumido em demasia, o gengibre pode trazer problemas de saúde, deixando de ser benéfico. Além disso, ele interage com alguns medicamentos, como os usados para doenças do coração, portanto, cuidado.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email