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Frutas Que Fazem Bem ao Coração

O coração é uma máquina poderosa. Ele funciona como uma bomba, enviando sangue cheio de oxigênio para as células de todo o corpo. Por meio das artérias, o órgão bombeia nutrientes e oxigênio. O coração pulsa cerca de cem mil vezes por dia, levando mais ou menos sete mil e quinhentos litros de sangue para todas as partes do organismo. Por isso, se ele deixe de funcionar corretamente, os prejuízos podem ser irreversíveis.

Atualmente, 35% dos óbitos no Brasil são causados por problemas de coração. As doenças cardiovasculares, como são conhecidas, ocorrem devido a diferentes fatores, incluindo os maus hábitos de vida (alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo). Por isso, algumas mudanças simples podem evitar o aparecimento de problemas relacionados ao coração.

Frutas

As frutas são essenciais para a nossa saúde

Palavra de Cardiologista

De acordo com o cardiologista Bruno Ganem:

Algumas vitaminas presentes nas frutas se comportam como substâncias antioxidantes. As células do nosso corpo estão constantemente sujeitas a danos tóxicos pela formação de radicais livres, que são provenientes de reações que ocorrem na membrana das células, e são responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano. Nas coronárias (artérias do coração), podem provocar lesões na parede arterial que contribuem para a formação de placas de gordura e possível obstrução do vaso sanguíneo, que pode gerar o infarto do miocárdio. O papel dessas substâncias antioxidantes está em “capturar” os radicais livres impedindo que eles provoquem danos celulares (Fonte: Revista Cuidando da Saúde, Case Editorial, p. 16).

Importância das Frutas

Seguindo a argumentação do cardiologista, podemos compreender a importância das frutas na prevenção das doenças cardiovasculares. Como elas são fonte de antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, o consumo regular de frutas variadas ajuda a combater a ação negativa dos radicais livres e, consequentemente, proteger o coração.

Quais Frutas Consumir?

As frutas cítricas, como o limão, a laranja e a tangerina, são fonte de vitamina C, que garante mais elasticidade aos vasos sanguíneos. O abacate e a manga contêm vitamina E, que é ainda mais eficaz que a C na prevenção de doenças do coração. Uvas e frutas vermelhas também são ótimas, assim como as maçãs. O que importa, é variar nas opções e consumir pelo menos três porções de frutas diariamente.

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