Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Aumentar as Plaquetas

As plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são células que compõem o nosso sangue. Elas são produzidas pela medula óssea e têm como principal função contribuir para a coagulação sanguínea. Por isso, é fundamental que nosso organismo tenha sempre a quantidade adequada de plaquetas

Em média, uma contagem ideal de plaquetas fica entre 150.000 e 450.000. Esses números são apontados no hemograma (exame de sangue) e precisam ser avaliados por um médico. Quando a contagem de plaquetas está baixa, é indício de que alguma doença ou mau funcionamento do organismo está provocando a queda na produção das células.

Se você estiver com dengue, por exemplo, é normal que a contagem de plaquetas seja baixa (porque o vírus ataca o sangue). Infecções graves, patologias que acometem o baço, carência de vitamina K, anemia hemolítica e leucemia podem causar a redução das plaquetas. Quem faz tratamento com quimioterápico também corre o risco de ter a contagem baixa.

Por isso, quando a contagem está abaixo normal é fundamental que um médico faça uma análise completa para descobrir o que está causando o problema. Somente depois do diagnóstico correto é possível tomar as medidas necessárias para controlar o número de trombócitos no sangue.

Mais Ferro

Se a queda de plaquetas for ocasionada por uma anemia hemolítica, uma dieta rica em ferro pode ajudar bastante. As carnes vermelhas são as melhores para a absorção de ferro pelo organismo. Além disso, é possível encontrar o mineral em vegetais como as folhas verde escuras, lentilha, goiaba e pimentão vermelho. Beterraba, aipo e cenoura também são indicados porque contém vitaminas do complexo B, que ajudam na formação do sangue.

Alimentos para subir a contagem de plaquetas

Alimentos para subir a contagem de plaquetas

Vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C também estimulam a produção de plaquetas. Com o organismo fortalecido, a tendência é que a quantidade de trombócitos no sangue volte a se normalizar. Frutas cítricas como o limão e a laranja, morangos, acerola e kiwi são fontes da vitamina. Eles podem ser consumidos ao natural ou em sucos fortificantes. Uma boa dica é usar essas frutas juntamente com os vegetais que contêm ferro (agrião, brócolis e couve), porque a vitamina C favorece a absorção do mineral pelo organismo

Vitamina K

A vitamina K não é tão famosa quanto a C, mas tem papel importantíssimo na coagulação do sangue. Quando as quantidades ingeridas dessa vitamina são baixas, pode ocorrer, em consequência, a queda de plaquetas. Os alimentos que contém o nutriente são as folhas, como a couve, o brócolis, o espinafre, o repolho e e alface.

Receitas e Naturais em seu email