Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Sugestão de cardapio para quem tem colesterol alto

O colesterol alto, assim como a diabetes e demais problemas cardíacos, são assuntos delicados que merecem atenção, prevenção e cuidados diários, desde os nossos hábitos, como atividades físicas e demais acompanhamentos médicos, até uma alimentação saudável, adequada e balanceada.

O que comemos e bebemos tem uma participação considerável na recuperação, tratamento e cura das doenças desenvolvidas ao longo da vida. Neste post você vai ter acesso a uma sugestão de cardápio para pessoas com problemas no colesterol, fique a vontade para adapta-lo segundo seu gosto pessoal.

O que é Colesterol Alto 

Já sabemos que a principal causa do colesterol alto é uma dieta pobre em nutrientes, ligada ao sedentarismo, estresse, hipotireoidismo e em alguns casos pode até mesmo ser considerada uma doença hereditária. Atualmente, esse tipo de enfermidade tem afetado todas as faixas etárias da população, o que pode ser explicado pelos maus hábitos alimentares cultivados por nós, alimentos ultraprocessados que nos são oferecidos como saudáveis e a educação alimentar que deveria ser mais presente em nossas famílias.

Aqueles que têm colesterol alto estão sempre em busca de alternativas alimentares seguras e mais saudáveis. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas simples e eficazes para manter o colesterol sobre controle e também dicas de prevenção para aqueles que têm tendências a desenvolver a doença.

Quando se deseja reduzir o colesterol naturalmente, algumas medidas devem ser tomadas. Assim como alguns alimentos precisam ser incluídos na dieta, outros devem ser controlados e evitados. Mas não se preocupe, já constatamos que a melhor opção nunca é cortar absolutamente todas as gorduras da nossa alimentação, pois, necessitamos de todos os nutrientes para uma vida saudável, como a proteína contida nos ovos e derivados do leite. Inclusive, nem todo colesterol é ruim, portanto, consulte seu médico ou nutricionista.

A ideia é reduzir os exageros que causam o colesterol alto e investir pesado nas gorduras que podem agregar a nossa saúde. Devemos sempre lembrar o quão importante é conciliar as mudanças alimentares ao acompanhamento de profissionais endócrinos, nutricionistas e especialistas de saúde em geral. Veja a seguir nossas dicas para uma alimentação leve, saudável, gostosa e menos gordurosa!

Sugestão de Cardápio

colesterol alimentos

Dicas de alimentação para o tratamento do Colesterol Alto

Alimentos que podem ser evitados: O prêmio de maior causador do colesterol vai para: Gordura Trans!

Muito cuidado aos alimentos ingeridos na correria do dia-a-dia. Aquele lanchinho ali, petiscos aqui, um só não faz mal, mas assim como tudo, em excesso representa graves riscos a saúde. Gorduras saturadas elevam o colesterol LDL, o chamado colesterol ruim, portanto evite:

  1. Hidrogenados em geral;
  2. Óleos vegetais processados;
  3. Excesso de cafeína e álcool.

Alimentos que podem ser incluídos na dieta (todos os dias)

  1. Aves (peru, galinha);
  2. Peixes e frutos do mar;
  3. Ovos;
  4. Castanhas;
  5. Sementes;
  6. Abacate.

Combo proteína + fibra

Procure obter refeições diárias compostas por proteínas (aves ou ovos) aliando os vegetais, frutas e legumes fibrosos ao longo do dia. No almoço, dê preferência para alimentos grelhados e cozidos. O modo de preparo também pode ajudar no combate ao colesterol. Algumas sugestões são:

  1. Batata doce, alho;
  2. Leguminosas
  3. Azeite;
  4. Nozes;
  5. Couve.

Vegetais Verdes

A cor verde escura dos vegetais indica alto teor de antioxidantes e anti-inflamatórios, o que age diretamente no colesterol alto. Portanto, mesmo que esses alimentos não façam parte da sua dieta, opte pelos sucos naturais com os vegetais e frutas. Assim, você obtém os nutrientes necessários e consegue um sabor delicioso. Algumas de nossas sugestões são sucos verdes de:

  1. Limão;
  2. Abacaxi;
  3. Gengibre;
  4. Couve;
  5. Espinafre.

Se preferir, adicione mel e hortelã. Também previne doenças, já que aumenta a imunidade e protege contra ataques cardíacos.

Não se esqueça: Cada organismo merece atenção específica para cada deficiência de nutrientes. Sugestões de alimentação saudável podem ser abrangentes para as pessoas saudáveis, sem nenhuma restrição.

Consulte sempre o seu médico antes de adotar qualquer medida rigorosa. Alimente-se bem, dê preferência aos alimentos naturais, diminua o que é industrializado e consuma verduras e legumes frescos. E, claro, faça sempre exercícios físicos! 

Receitas e Naturais em seu email