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Benefícios dos Probióticos

Você já ouviu falar dos alimentos probióticos? Eles são cada vez mais comuns, devido às suas propriedades funcionais, mas nem todos sabem exatamente o que essa expressão significa.

Para entendermos melhor a importância dos probióticos, é necessário lembrar que, em nosso organismo, existem bactérias ruins, capazes de causar diversos tipos de doenças, e bactérias benéficas, que têm funções essenciais no corpo humano. No intestino, o conjunto de “microrganismos do bem” é chamado de flora intestinal.

Alimentos Probióticos

Alimentos Probióticos

As funções dessa flora são diversas:

  • fermentação de substratos de energia não utilizadas;
  • treinamento do sistema imunológico contra bactérias;
  • impedir o crescimento de microrganismos prejudiciais;
  • regular o funcionamento do intestino;
  • produzir vitaminas como a biotina e a vitamina K;
  • produzir hormônios para o armazenamento de gorduras.

Isso mostra que a presença dessas bactérias é de enorme importância para o corpo humano.

Os Alimentos Probióticos

Os alimentos probióticos são aqueles que contém, em sua composição, quantidades administradas desses microrganismo benéficos. Assim, quando comemos um alimento com bactérias vivas, fortalecemos nossa flora intestinal, favorecendo o desempenho de todas essas funções mencionadas acima. Por isso, os alimentos probióticos são considerados com funcionais, ou seja, que melhoram a saúde e afastam as doenças.

Importante: existem também os alimentos prebióticos. Eles não contêm bactérias vivas, mas possuem substâncias que a proliferação dos microrganismos em nosso organismo. As fibras e alguns tipos de carboidratos desempenham essa função, pois servem de substratos para os probióticos.

O Que Comer?

Ao saber dessas informações, você deve estar se perguntando onde encontrar essas bactérias benéficas. O exemplo mais conhecido é o leite fermentado, que, como todos sabem, contam com lactobacilos vivos. As bebidas lácteas e iogurtes também são considerados como alimentos probióticos, assim como a coalhada, alguns tipos de queijo, sucos e kefir. O ideal é sempre acrescentar esses alimentos no dia a dia, sem muito exagero. Em alguns casos, os especialistas também podem recomendar o uso dos probióticos em pó ou cápsulas.

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