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Benefícios do Pão Integral

Nos últimos anos, vimos o número de produtos integrais crescer consideravelmente nas prateleiras dos supermercados, mas será que esses alimentos são realmente mais saudáveis?

O que é um pão integral?

A palavra integral se refere a alimentos que não foram processados, ou seja, que mantêm boa parte de seus nutrientes naturais. A rigor, dizer que um pão é integral não faz muito sentido, mas a expressão é usada para se referir às massas que utilizam farinha integral e grãos integrais em sua produção. Por isso, os pães integrais são mais ricos em nutrientes que o pão branco, que contém basicamente carboidratos.

Benefícios da farinha integral

A farinha mais usada é a de trigo. Geralmente, ela é produzida com a parte interna do grão de trigo, conhecida como endosperma, que é fonte de carboidratos, além de proteínas e pequenas quantidades de vitaminas. Já na farinha de trigo integral, também são usadas as camadas mais externas do grão durante o processo de produção. O gérmen, que é a camada interna, possui minerais, vitaminas do complexo B, gorduras poli-insaturadas e antioxidantes. O farelo, que é a parte mais externa, é uma excelente fonte de fibras, além de conter carboidratos complexos e fitonutrientes. Assim, a farinha de trigo integral é bem mais completa em termos nutricionais.

Pão Integral

Pão Integral

Outros grãos e cereais

Os pães integrais também costumam ser feitos com sementes, grãos e cereais diversos, que complementam o potencial  nutricional da massa. Se o pão contém aveia, por exemplo, ele passa a conter minerais como o zinco e o selênio, que são fundamentais para a nossa saúde. Dependendo da receita, a massa também pode ser feita com linhaça, quinua, chia, castanhas, nozes e outros ingredientes que acrescentam mais saúde ao pão de todo dia. Para aproveitar os benefícios desses grãos e sementes, você pode variar nos pães comprados ou até mesmo fazer a massa em casa com os ingredientes de sua preferência.

De olho no rótulo

Um problema em relação aos pães integrais é a ausência de legislação para definir quais produtos são integrais ou não. Na verdade, qualquer marca pode colocar no rótulo que o pão é integral quando, na verdade, ele é feito apenas com farinha branca. Para evitar a confusão, a dica é sempre olhar os ingredientes apresentados no rótulo. Por lei, eles devem ser listados em ordem de quantidade, sendo que os primeiros são os mais presentes no alimento. Se o primeiro item da lista for farinha de trigo integral, o pão possivelmente conta com os benefícios mencionados acima. Vale a pena observar também as quantidade de açúcar e de outros cereais.

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