Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Arroz Integral

Alimentos integrais vêm sendo muito defendidos por médicos e nutricionistas por uma questão simples: eles protegem a nossa saúde. O arroz integral, por exemplo, é bem mais saudável que o arroz branco, contém uma quantidade maior de nutrientes e ajuda a manter o peso ideal. Hoje você vai entender um pouco mais sobre os benefícios do arroz integral em nossa alimentação.

O Segredo do Arroz Integral

A palavra integral significa “não tocado” ou “inteiro”.  Quem já viu um grão de arroz ao natural sabe que ele é coberto por uma casca. Para o consumo, essa parte mais dura é removida, mas o interior ainda é coberto por uma espécie de película protetora. No arroz branco, essa película é removida pelo polimento. Com a remoção, vários nutrientes são perdidos, além de quase todas as fibras. Após o processamento, é mantida apenas a parte mais interna do arroz, composta apenas de amido. Para a produção do arroz integral, o nível de processamento é bem menor, pois a película protetora não é retirada do grão. Isso quer dizer que o arroz integral é mais inteiro que o arroz branco, tomando como base o grão que é colhido do pé.

Mais Fibras e Nutrientes

Arroz Integral

Perca peso e ganhe saúde com o arroz integral

O grão integral é rico em nutrientes que simplesmente não são encontradas no arroz branco, como hidratos de carbono, proteínas e antioxidantes. No arroz integral podemos encontrar vitaminas A, B1, B2, B6 e B12, além de sais minerais essenciais como magnésio, fósforo e potássio, enquanto a versão mais comum contém apenas carboidratos. Quanto diferença, não é mesmo? E são esses nutrientes e substâncias benéficas que garantem os principais benefícios trazidos pelo consumo do arroz integral diariamente. O magnésio, por exemplo, ajuda na produção de serotonina, fazendo com que nos sintamos mais felizes e bem dispostos. Algumas substâncias contidas no grão também favorecem a absorção das vitaminas C e E, que combatem os radicais livres e fortalecem as defesas do organismo.

Emagrecimento

O arroz integral pode ajudar no emagrecimento por diversas razões. A presença das fibras, segundo vários estudos, tornam a digestão um pouco mais lenta, fazendo com que comamos menos. Além disso, elas regulam a absorção de gorduras e glicose durante a digestão, regulam o funcionamento do intestino e aumentam a presença de bactérias benéficas no aparelho digestivo. Tudo isso faz com que as fibras tenham um importante papel na pera de peso. No entanto, não adianta apenas trocar o arroz comum pela versão integral. Os benefícios serão bem mais notórios quando essa mudança for acompanhada de uma dieta balanceada, atividade física e muita água.

Quanto Comer?

Depois de conhecer os principais benefícios do arroz integral, você deve estar se perguntando quanto devemos comer do grão diariamente. De acordo com os nutricionistas, bastam 90 gramas do arroz integral, ou seja, 4 colheres (sopa) bem cheias, por dia para que o organismo aproveite todas as vantagens que mencionamos acima. O ideal é preparar o grão apenas com temperos naturais, como alho e cebola, sem acrescentar óleo durante o cozimento. Para quem não gosta muito do sabor do grão, a dica é alternar entre porções do arroz integral e porções do arroz branco para ir se acostumando devagar.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email