Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios das Fibras

Durante muito tempo a ciência acreditou que as fibras alimentares era totalmente desnecessárias para o organismo humano, já que não conseguimos digeri-la. No entanto, estudos realizados nas últimas décadas começaram a perceber que, apesar de não serem digeridas, as fibras desempenhavam funções importantes.

Fibra Alimentar

Fibra Alimentar

Conhecendo as Fibras

Toda fibra alimentar tem origem vegetal. Por definição, a fibra é o polissacarídeo armazenado na célula da planta. Ela está no grupo dos carboidratos, mas, como dissemos, não podem ser quebradas pelas enzimas digestivas do organismo humano. Por isso, as fibras não são fonte de energia (calorias). A melhora maneira de consumir fibras é por meio de alimentos de origem vegetal (legumes, folhas, frutas, cereais e etc.) crus e com a casca. Quanto mais esses itens são processados, ou seja, quando perdem suas principais características naturais, menor é quantidade de fibras.

Dois Tipos de Fibras

As fibras podem ser classificadas em 2 tipos:

  1. fibras solúveis – são aquelas que absorvem água durante o processo de digestão;
  2. fibras insolúveis – não se unem às moléculas de água no organismo.

Hoje em dia, a ciência reconhece que cada um desses tipos desempenha funções específicas. As fibras solúveis se juntam à água formando uma espécie de substância gelatinosa.  Esse gel impede a absorção de gorduras e açúcares durante a digestão. Essas substâncias ficam “coladas” no gel criado pelas fibras e são eliminadas pelo organismo através das fezes. Já as fibras insolúveis têm papel fundamental no bom funcionamento do intestino. Elas contribuem para que o bolo fecal se torne mais pesado, facilitando o trânsito pelo intestino.

Lista de Benefícios

Por causa dessas funções, o consumo das fibras traz uma série de benefícios para a saúde, que vão desde o emagrecimento até a prevenção de doenças. Vamos listar esses efeitos benéficos:

  • Ajuda no controle do colesterol alto, porque dificulta absorção de gorduras pelo organismo;
  • Também regula os níveis de açúcar no sangue, sendo indicada para quem tem diabetes;
  • Como não são calóricas e aumentam a sensação de saciedade, as fibras são ótimas para quem deseja perder peso;
  • O consumo de cerca de 30g de fibras diariamente reduz pela metade o risco de câncer de mama;
  • Estudos mostram ainda que a ingestão regular de alimentos ricos em fibras diminui a incidência da doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • As fibras previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares como o infarto;
  • A presença de fibras no estômago e no intestino estimula a proliferação de bactérias benéficas para a digestão e para o nosso sistema imune.

Importância Para o Emagrecimento

O sobrepeso não é um problema apenas estético, mas também uma questão de saúde. Por isso, é fundamental que estejamos sempre atentos à nossa alimentação. O segredo para manter o corpo saudável está na escolha dos alimentos. Hoje em dia, comemos muitas comidas calóricas, gordurosas e pouco nutritivas, o que leva ao aumento do número de obesos. Em contrapartida, a ingestão de alimentos menos prejudiciais é fundamental. As fibras estão entre os nutrientes essenciais para a manutenção do peso. Como dissemos, elas ajudam a aumentar a sensação de saciedade, além de dificultarem a absorção de açúcares e gorduras. Os alimentos integrais são excelentes opções, além, é claro, das frutas e verduras, que devem ser consumidos crus e com a casca.

Muita Água

E não basta só comer fibras. Para que elas ajam de modo benéfico no organismo, é preciso consumir muita água durante o dia. A água, além de desempenhar várias funções essenciais no organismo, é responsável por umedecer o bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal. As fibras solúveis, aquelas que formam um gel absorvente no aparelho digestivo, também precisam de água para atuarem positivamente. O indicado é beber pelo menos 2 litros de água todos os dias, além das frutas, verduras e outros alimentos que já possuem água em sua composição. Os chá e sucos, sempre comentados aqui no Receita Natural, são outras opções para hidratar o corpo e favorecer a ação das fibras alimentares.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email