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Alimentos Que Fazem Bem Para a Memória

Onde eu coloquei as chaves? O que é que eu vim comprar no supermercado mesmo? Se você anda meio esquecido, essas perguntas ou outras semelhantes já devem ter lhe ocorrido nos últimos tempos. Na verdade, é normal que o nosso cérebro falhe. Afinal, temos guardado uma quantidade impressionante de informações. Já parou para pensar na quantidade de senhas que temos que saber somente para acessar páginas na internet? O disco rígido vai ficando super lotado e tender a dar pane. Mas existem alguns alimentos que estimulam as funções cerebrais e ajudam a evitar esses pequenos esquecimentos do dia-a-dia. Veja a lista:

Quinoa

Uma das causa para as falhas de memória é a falta de ômega 3. Em nossa alimentação, dificilmente encontramos essa gordura essencial. Por isso, é sempre importante buscar ingredientes que contenham boas quantidades da substância. Uma das opções é quinoa, que além de aumentar a concentração e melhorar a memória também é ótima para os cabelos, pele e unhas.

Salmão

Salmão

Salmão

Outra excelente fonte de ômega 3 é o salmão. Mas se o dinheiro está curto, outros peixes de água fria, como a sardinha, também são ricos na gordura boa.  Outra boa notícia sobre os peixes é que eles podem melhorar o humor e evitar o aparecimento de doenças do coração. Segundo nutricionistas, o ideal é que comamos peixe pelo menos 1 vez por semana, em substituição a outras carnes.

Morangos

O morango não contém ômega 3, mas é fonte de uma substância importante para o cérebro: a fisetina. Estudos recentes mostram que ela induz a diferenciação das células nervosas, melhorando as funções cognitivas e estimulando a memória. Outro alimento fonte de fisetina é o tomate, que, para nossa sorte, está bem presente na alimentação de quase todos os brasileiros.

Fígado

Muita gente torce o nariz para a carne de fígado, mas ela é a principal fonte de um nutriente essencial: a vitamina B12. Ela está diretamente relacionada ao bom funcionamento do sistema nervosos como um todo, além de atuar na prevenção de derrames. As ostras, o leite e outros tipos de carne também são ricos em B12. Por isso, esses alimentos não podem faltar em uma dieta balanceada. 

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