Alimentos que Contêm Ferro

A anemia ferropriva – causada pela carência de ferro – é muito comum. Talvez por isso, quase todo mundo já ouviu falar que alguns alimentos são ricos em ferro, como a beterraba, o feijão, a couve e o bife de fígado. Se alguém descobre que está com anemia, logo alguém indica uma receita com esses itens. Há até mesmo uma velha história de que é bom cozinhar um prego juntamente com o feijão. Mas será que essas indicações caseiras realmente funcionam?

Ferro na Alimentação

Quem segue uma dieta balanceada, com todos os grupos alimentares, geralmente ingere a quantidade necessária de ferro diariamente. Assim, quando há carência do mineral no organismo, é importante que um especialista verifique as razões que podem ter levado a uma queda nos níveis de ferro. Conhecendo as causas da doença, o médico poderá indicar uma dieta rica em ferro ou mesmo o uso de medicamentos para repor o nutriente.

Lista de Alimentos

A recomendação de ingestão diária de ferro é de 10mg. As grávidas devem ingerir uma quantidade maior, em torno de 30mg. Abaixo, podemos ver uma lista com alimentos que contém ferro:

Ferro

Alimentos para quem tem anemia

  • Carne vermelha;
  • Ameixa seca;
  • Feijão;
  • Brócolis;
  • Soja;
  • Lentilha;
  • Ervilha;
  • Abóbora;
  • Figo;
  • Alfafa
  • Aveia
  • Couve;
  • Frango;
  • Caju;
  • Ovo;
  • Alcachofra;
  • Dentro outros.

Vitamina C

Você deve estar se perguntando: se o assunto é ferro, onde entra a vitamina C. Eu explico. Essa vitamina, além proteger nosso organismo de algumas doenças, é muito importante para a absorção do ferro. De todo o ferro que ingerimos, somente uma parte é metabolizada. Porém, se a ingestão dos alimentos mencionados acima for acompanhado de outros, ricos em vitamina C, essa absorção é maior. Dessa forma, vale a pena incluir frutas cítricas, tomate, abacaxi e acerola para combater a anemia.


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