Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Alimentos Funcionais

Hoje vamos “conversar” um pouco mais sobre alimentação. Como todos sabem, comer bem é o primeiro passo para uma vida saudável. Nos últimos tempos, diversas pesquisas mostraram, e continuam mostrando, que as substâncias contidas em alguns alimentos possuem importantes propriedades terapêuticas. A expressão alimentos funcionais reúne esses produtos que trazem benefícios para a saúde de quem os consome.

Alimentos Funcionais

Saiba quais são os alimentos que curam

O que é Alimento Funcional?

Os funcionais, também conhecidos como nutracêuticos, podem ser definidos como

“alimentos, em forma natural ou processada, que contêm níveis significativos de componentes ativos biologicamente e que, além da nutrição básica, trazem benefícios à saúde, à capacidade física e ao estado mental” (Revista O Poder Curativo, p. 7).

Assim, é possível afirmar que frutas, verduras, cereais e outros alimentos são naturalmente funcionais, mas existem também aqueles que foram acrescidos artificialmente de substâncias benéficas, como é o caso do leite enriquecido e dos biscoitos vitaminados.

O Poder dos Antioxidantes

As substâncias antioxidantes, como os flavonoides, os carotenoides e algumas vitaminas, estão presentes em boa parte dos alimentos funcionais. Elas protegem o nosso organismo da ação nociva dos radicais livres, reduzindo, assim, a oxidação e o envelhecimento precoce das células. Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo corpo humano, mas também podem ser encontrados em ambientes externos, sobretudo por causa da poluição. Por isso, é muito importante ingerir alimentos com efeito antioxidante.

Fontes: chá verde, frutas cítricas, couve, brócolis, tomate, cenoura, beterraba, morango, cereja, acerola, pitanga, água de coco, nozes, soja e outros.

A Importância das Fibras

Outro componente essencial dos alimentos nutracêuticos são as fibras dietéticas. É interessante observar que elas não são digeridas pelo nosso organismo, mas fazem um bem danado enquanto estão dentro do corpo humano. As fibras melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre e as hemorroidas. Além disso, elas ajudam a regular os níveis de colesterol e glicose no sangue, facilitam o emagrecimento e previnem alguns tipos de câncer. Para que as fibras tragam os benefícios, é fundamental ingerir muita água diariamente.

Fontes: Frutas, verduras, legumes, aveia, arroz integral, linhaça, cevada, milho e outros.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email