Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Alimentação Saudável Para Crianças

Alimentação e saúde andam juntas. Talvez por isso, muitos pais se preocupam quando os filhos não comem direito. Essa é uma preocupação válida, porém as estratégias adotadas podem piorar a situação. Obrigar a criança a comer na marra, por exemplo, pode criar uma espécie de trauma, levando-a evitar aquele alimento pelo resto da vida. No entanto, existem outros truques para garantir uma alimentação saudável para os pequenos.

Importância da Alimentação na Infância

O crescimento é uma etapa importante da vida, quando nosso organismo ainda está em formação. Por essa razão, é fundamental que as crianças tenham uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes necessários para que se desenvolvam com saúde. O primeiro ponto a ser destacado é a importância do leite materno, que deve ser mantido até, pelo menos os 2 anos de idade. Além disso, até 0s 6 meses de vida, o bebê não deve se alimentar de outras coisas, exceto por recomendação médica. A partir daí, outros alimentos podem ser incluídos na dieta, como frutas e verduras.

Alimentação Infantil

Alimentação Infantil

Dicas Para Melhorar a Alimentação

É muito comum encontrarmos crianças que não gostam de comer ou só comem porcarias. Isso acontece porque, na infância, nosso paladar ainda é muito simplificado. Apenas com o passar dos anos é que aprendemos a diferenciar os sabores, texturas e gostar dessas variações. Então, a melhor dica para melhor a alimentação dos filhos é levar em consideração essas especificidades.

Quantidade de Comida

Um erro cometido por muitos pais é exagerar na quantidade. Na verdade, a gente acaba não tendo muita noção do quanto oferecer de alimento para as crianças. Para aquelas que já falam, vale a pena perguntar e servir somente o que elas querem. Uma boa dica é dar pequenas porções e, se for o caso, repetir. Lembre-se sempre que o estômago infantil tem uma capacidade pequena.

Frutas e Verduras

As frutas e verduras são os principais problemas em relação a alimentação infantil. Muitos pais acabam tomando decisões erradas, como triturar os alimentos fazendo sopas e papinhas que, na verdade, não estimulam em nada o paladar. O ideal é sempre colocar esses alimentos à disposição, sem forçar a criança. Se esses alimentos forem apresentados de diversas formas, isso despertará a atenção e, com o passar do tempo, eles acabam comendo.

Outras Dicas:

  • Evite que a criança “belisque” entre as refeições;
  • Faça as refeições em um ambiente tranquilo;
  • Não prometa recompensas (como doces) para a criança comer;
  • Sirva de exemplo e mantenha uma boa alimentação;
  • Não ofereça suplementação alimentar sem recomendação médica.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email