Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Abacate Emagrece?

Manter a boa forma nem sempre é fácil. Temos que fazer um grande esforço para evitar os alimentos muito calóricos, que normalmente são muito saborosos. E também é preciso ter muita força de vontade para fazer atividades físicas regularmente.

Mas além de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios, podemos contar com alguns alimentos que dão uma ajudinha na perda de peso. É o caso do abacate, uma fruta que foi vista como vilã da dieta por muitos anos. Isso aconteceu porque o abacate contém bastante gordura, então havia o mito de quem está de dieta para perder peso não poderia comer abacate. Mas o que a maioria das pessoas não sabiam, é que esta gordura contida no abacate é uma gordura boa, que faz bem à saúde e pode ajudar a emagrecer.

Saiba mais sobre o abacate

O abacate é sim, uma fruta muito rica em gorduras. Cerca de 70% da sua composição é de gorduras. Porém, essa gordura é totalmente natural e não faz mal à saúde (é claro que não precisa comer um abacate inteiro, mas sem excesso não engorda e não faz mal).

Nosso corpo precisa das gorduras para funcionar bem. Precisamos de gorduras saturadas, monoinsaturadas e polinsaturados naturais. Sem elas, provavelmente teremos problemas sérios de saúde, inclusive relacionados ao câncer.

Antigamente, nossos ancestrais retiravam a gordura necessária para o corpo de frutas e sementes, como é o caso do abacate, das nozes, amêndoas, coco, óleo de coco, etc. E essas gorduras são totalmente naturais, por isso não engordam e não fazem mal à saúde. O que faz mal são as gorduras processadas que estamos consumindo atualmente, como as margarinas e óleos vegetais hidrogenados.

Evite estas gorduras artificiais, e prefira sempre as gorduras naturais, retiradas de frutas e sementes.

Abacate emagrece?

Agora que já sabemos que comer abacate não engorda, fica aquela dúvida: será que o consumo dessa fruta ajuda a emagrecer?

A resposta é sim! Comer abacate pode sim ajudar a emagrecer, se for aliado a uma dieta saudável e à prática de atividades físicas regulares.

Para começar, o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim).

Outra grande vantagem do abacate é a sua capacidade de saciar. Comendo meio abacate pequeno você estará satisfeito, sem fome, e é bem melhor do que comer um pão, por exemplo, que é cheio de farinha branca, que engorda bastante. O abacate ainda é capaz de manter o corpo nutrido, reduzindo a necessidade de outros alimentos calóricos.

As gorduras presentes na fruta ainda ajudam a regular o metabolismo, ajudando na absorção de nutrientes provenientes de outros alimentos vegetais.

Consumir abacate regularmente ajuda a emagrecer

Dicas para consumir o abacate

Agora que você já sabe que o abacate pode ajudar no emagrecimento, veja algumas dicas para consumir a fruta:

  • Se for comer o abacate em sua forma natural, em pedaços, não acrescente açúcar, ou você perderá grande parte dos nutrientes, além de engordar por causa do doce;
  • Se não gosta de comer a fruta ao natural, pode fazer uma vitamina de abacate, batendo meio abacate com um copo de leite desnatado no liquidificador;
  • As pastas e purês de abacate são uma excelente opção para passar nos pães, torradas e biscoitos. É bem melhor que usar pastas e margarinas processadas;
  • O guacamole, que é uma pasta tipicamente mexicana, feita com abacate, é uma excelente opção para ser usada em sanduíches, tortilhas e alguns outros petiscos.
Receitas e Naturais em seu email